Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11597
Título: A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012)
Autor: Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: Política educativa
Teses de doutoramento
Educação - Investigação
Data: Jul-2014
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: CARVALHO, Luís Miguel, 1960- - A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012). Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. (Estudos e Ensaios). ISBN 978-989-8753-05-2
Relatório da Série N.º: Estudos e Ensaios
Resumo: Este e-book apresenta um estudo original sobre a investigação realizada em contexto de elaboração de teses de doutoramento, na área da Educação/Ciências da Educação e em universidades portuguesas, entre 2000 e 2012, sobre políticas públicas de educação. O estudo examina o modo como as políticas vêm sendo abordadas nessa modalidade de concretização da pesquisa educacional e põe em evidência a emergência de um espaço de conhecimento analítico (adverso a perspetivas racionalistas e ao projeto normativo) e de carácter não disciplinar, no qual as políticas públicas são compreendidas como processos e produtos que abrangem e excedem as orientações para a ação emanadas do governo e da administração do Estado. A publicação inclui uma nota de apresentação, na qual o autor traça o objectivo e a metodologia do estudo, e três capítulos. No primeiro, faz uma caracterização de cerca de meia centena de teses, atendendo às principais questões que abraçam, ao seu universo conceptual e principais eixos de análise. No segundo, procede a uma análise interpretativa que incide sobre: os temas das teses; as dimensões da análise, destacando os fenómenos sociais, políticos e culturais, que tendem a ser recorrentemente considerados na construção das problemáticas e dos objetos de estudo; os referenciais teóricos e metodológicos das teses. No terceiro capítulo, de natureza conclusiva, equaciona as características do conhecimento de natureza analítica sobre políticas públicas de educação gerado em Portugal, desde a viragem do século. A obra é prefaciada por João Barroso.
URI: http://hdl.handle.net/10451/11597
ISBN: 978-989-8753-05-2
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/ebooks/a-construcao-de-conhecimento-sobre-politicas-publicas-de-educacao-em-portugal/
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