Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11645
Título: Aprendizagens contextualizadas:uma forma de promover o ensino das ciências
Autor: Miguel, Maria José Ramos, 1964-
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este estudo inscreve-se na problemática do ensino em contexto e tem por objectivo: Identificar de que forma o ensino das ciências é promovido pela existência da barragem de Alqueva. É um trabalho, de natureza qualitativa, assume a forma de um estudo de caso desenvolvido numa escola básica integrada, situada na área circunscrita à Barragem. Pretendeu-se estudar se a presença da Barragem alterou o ensino das ciências na região e para tal foi feito um estudo sobre os recursos didáticos da EDIA, a forma como os docentes utilizam esses recursos na elaboração das estratégias de ensino e como os alunos reagem aos saberes lecionados em contexto. Sendo que o objetivo central deste trabalho residiu em compreender como é que o ensino, no âmbito da barragem de Alqueva, ajuda os alunos a envolverem-se nas aprendizagens. Concluímos que o ambiente e os recursos criados com a implantação da Barragem constituem um potencial didático elevado que não foi totalmente explorado pelos docentes participantes no estudo. Optou-se, por isso, por elaborar estratégias situadas no contexto e apresentá-las aos mesmos professores, a fim de algumas delas serem testadas. Os resultados foram positivos, como era esperado. Consideramos que estas estratégias de ensino, contextualizadas, constituem um modelo de ensino difícil de protagonizar pelos docentes, não estão inscritas no desenvolvimento curricular, através do Projeto Curricular de Escola e de Turma, porque não há tradição, nem domínio neste tipo de ensino de caráter construtivista. Este facto, aliado ao receio e à incerteza do não cumprimento dos conteúdos programáticos, gera a instabilidade no controlo das atividades pedagógicas, o que afasta este tipo de estratégias do horizonte profissional dos docentes. Esta abordagem, quando é praticada é-o de forma esporádica, sem continuidade nem sequência com os conteúdos seguintes, e organizada de forma não condizente com a filosofia preconizada no referido modelo de ensino, por isso é pouco eficaz. Apesar deste facto, os alunos sentiram-se motivados com as estratégias desenvolvidas pelos docentes, desenvolveram algumas competências em ciência e adquiriram saberes que contribuem para a literacia científica – os alunos explicam, de forma mais científica, assuntos do seu quotidiano.
This study inserts itself within the problem set of teaching in context and aims to: Identify how science education is promoted by the existence of the Alqueva dam. It is a work of a qualitative nature, takes the form of a case study developed in an integrated elementary school, located in a circumscribed area of the dam. It was intended to study how the dam changed the teaching of science in the region and for such; a study was done on the teaching resources of EDIA, how teachers use these resources in the development of teaching strategies and how students react to the knowledge taught in context. The objective of this work resides in evaluating how education within the Alqueva dam, helps students to engage in learning. We conclude that the environment and the resources created with the implementation of the Dam are of high didactic potential that was not fully explored by teachers participating in the study. It was decided, therefore, to develop strategies situated in context and present them to those same teachers, so some of them could be tested. The results were positive, as expected. We consider that these teaching strategies, contextualized, constitute a teaching model that is difficult for teachers to assimilate, are not enrolled in curriculum development through the Project Curriculum and School Class because there is no tradition, no field in this kind of teaching of constructivist character. This fact, combined with fear and uncertainty of non-compliance of the syllabus, generates instability in the control of educational activities, which eliminates these kinds of strategies from the horizon of professional teachers. This approach, when it is practiced, is done so sporadically, without continuity or sequence with the contents following, and organized in a manner not consistent with the philosophy advocated in that teaching model, so it is not very effective. Despite this fact, the students felt motivated with the strategies developed by teachers, developed some skills in science and acquired knowledge that contribute to scientific literacy - students explain, in a more scientific manner, affairs of their daily lives.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/11645
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