Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11659
Título: Desenvolvimento do sentido de número no 1.º ano de escolaridade
Autor: Simplício, Lúcia Maria Berto, 1975-
Orientador: Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Números
Adição
Subtracção
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente trabalho, intitulado “Desenvolvimento do Sentido de Número no 1.º ano de escolaridade”, subordinado ao tema “Números e Operações”, teve por objetivo compreender que estratégias de resolução de problemas de adição e subtração desenvolvem os alunos de uma turma do 1.º ano do ensino básico e que dificuldades manifestam. Para a realização deste estudo foi elaborada uma proposta pedagógica, constituída por doze tarefas, que visam: i) permitir a utilização de modelos diversos; ii) possibilitar a estruturação dos números e operações de adição e subtração sem recurso ao algoritmo; iii) facilitar o cálculo recorrendo às propriedades da adição e subtração; iv) reconhecer as relações entre os números em situações de cálculo; v) proporcionar estratégias de cálculo utilizando as relações existentes (dobro, quase dobro e grupos de 5 e de 10) na combinação de números até 10, 20 e 100. As tarefas foram realizadas pelos alunos ao longo do segundo e terceiro períodos, no ano letivo de 2011/2012. A recolha de dados incidiu sobre as resoluções das tarefas, em particular de oito alunos selecionados da turma. No final da análise pôde-se concluir que, no geral, os alunos resolveram as tarefas aplicando várias estratégias e recorrendo a diferentes representações, tais como: representação simbólica, com base no contexto do problema, representação pictórica do fio de contas e reta numérica, adição por decomposição e representação horizontal da adição e da subtração. A discussão das tarefas, em grande grupo, revelou-se bastante importante, uma vez que, através destas os alunos tiveram a oportunidade de compreender e reconhecer a existência de diferentes estratégias para a resolução de um problema. A utilização de recursos, como o fio de contas e a reta numérica, também contribuíram para que os alunos começassem a desenvolver o sentido de número. A promoção da comunicação oral e o trabalho a pares também se revelaram bastante importantes.
The present work, entitled “Development of the Sense of Number in the 1.th year of schooling”, subordinated to the subject “Numbers and Operations”, aims to understand what strategies of resolution on addition and subtraction problems are developed by the pupils of a group in grade 1 of basic education and what difficulties they show. For the realization of this study there was prepared a pedagogic proposal constituted by twelve tasks, which aim: i) to allow the use of different models; ii) to enable the structuring of the numbers and operations of addition and subtraction without resource to the algorithm; iii) to facilitate the calculation resorting to the properties of the addition and subtraction; iv) to recognize the relations between the numbers in calculation situations; v) to provide strategies of calculation using the existent relations (the double, almost double and groups of 5 and of 10) in the numbers combination up to 10, 20 and 100. The tasks were carried out by the pupils along the second and third periods, in the 2011/2012 academic year. The data gathering materialized on the resolutions of the tasks, in special of the eight selected pupils of the class. In the end of the analysis it was possible to conclude that, in the general, the pupils solved the tasks applying several strategies and resorting to different representations, such as: symbolic representation, on basis of the context of the problem, pictorial representation of the thread of counts and numerical line, addition by decomposition, and horizontal representation of the addition and of the subtraction. The discussion of the tasks, in whole group, revealed quite important, as through that the pupils had the opportunity to understand and to recognize the existence of different strategies for the solution of a problem. The resources used, like the thread of counts and the numerical line, also contributed to students start to develop the number sense. The development of the oral communication and the work in pairs also revealed quite important.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/11659
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