Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11696
Título: Representações do ctonismo na cultura grega (séculos VIII-V a.C.)
Autor: Barbosa, Leandro Mendonça
Orientador: Rodrigues, Nuno Simões, 1968-
Palavras-chave: Deuses gregos
Deuses gregos - Aspectos simbólicos
Deuses ctônicos - Grécia - Antiguidade
Grécia - Religião - Antiguidade
Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A investigação que agora se materializa nesta tese de Doutoramento foi fruto de um trabalho de cotejo entre diversas fontes de períodos distintos da história grega. Pretende-se, com esta pesquisa, compreender como, para o imaginário religioso dos Helenos, as divindades ctônicas eram pensadas e cultuadas. Entender de que forma os deuses telúricos foram representados e como estas simbologias foram se alterando com o passar dos séculos é a principal intenção deste trabalho. Como recorte cronológico, foram elencados os séculos VIII a V a.C, ou seja, uma época que se inicia no chamdo período homérico e desemboca em meados do período clássico. As deidades enquadradas ao ctonismo, nestes períodos, sofreram inúmeras transformações em suas acepções, aspectos, cultos e até funções; saber quais foram e o porque destas alterações é primordial para percebermos a dinâmica social dos povos Helênicos e como a sua sociedade também encontrava-se em constante mutação. A documentação, tanto a textual quanto a iconográfica, foram lidas e analisadas sempre com um olhar questionador, tentando perceber em que hora os deuses ctônicos sofreram modificações e quais foram os motivos que levaram a isso. Optamos pelos dois tipos de documentos para abarcarmos uma gama mais extensa de fontes e compreender as divindades em uma totalidade maior. Em suma, esta pesquisa que agora é apresentada possui como principal intenção compreender que as deidades, assim como outros aspectos do cotidiano humano, são passíveis de variações e mudanças – estas conscientes ou não – e são fruto e, até certo ponto, espelho da sociedade que as produziram.
The research that is materialized in this doctorate thesis is the result of work of comparison between different sources of different periods of Greek history . It is intended, with this research, to understand how, to the religious imagination of the Hellenes, the chthonic deities were conceived and worshiped . Understand how the terrestrial gods were represented and how these symbols were shifting over the centuries is the main intention of this work . As chronological cut, were listed VIII to V centuries BC, ie, a time which starts at the called Homeric period and ends in the middle of the Classical period . The deities framed at the ctonism, in these periods, experienced many changes in their meanings, aspects, worship and even functions; know what these changes were and why it is crucial to realize the social dynamics of the Greek people and how their society was also present in constantly changing. The documentation, both textual as iconographic, were always read and analyzed with a questioning look, trying to see in what time the chthonic gods were changed and what were the reasons that led to it . We’ve opted for two types of documents to include a wider range of sources and to understand the deities in a larger whole . In short, this research that is now presented has as main purpose to understand that the deities, just as other aspects of human everyday, are subject to variations and changes - conscious or not - are the fruit and, the extended mirror of the society that produced them.
Descrição: Tese de doutoramento, História (História Antiga), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/11696
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