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Título: Modos de regulação institucional da investigação educacional: o caso do instituto de inovação educacional
Outros títulos: Educational research institutional modes of regulation: the case of the Institute for Educational Innovation
Autor: Viseu, Sofia
Palavras-chave: Pesquisa
Regulação
Instituto de Inovação Educacional
Data: 2014
Editora: Educação & Sociedade
Resumo: Este artigo apresenta um estudo empírico ilustrativo da evolução dos modos de regulação das políticas públicas de ciência, atualmente marcadas pelo progressivo aumento do controlo externo da atividade científica. Centrando-se na ação de um instituto público que operou em Portugal entre 1989 e 2001, o estudo analisa modos de regulação institucional, i.e., como o Estado procurou orientar e influenciar a investigação educacional através de uma estrutura vocacionada para a produção de conhecimento útil à decisão política. Para além destes modos de regulação, o estudo identificou outros, resultantes da forma como essas orientações foram apropriadas pelos investigadores e reinterpretadas pelos decisores políticos, dando conta da complexidade das políticas públicas de ciência.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/11859
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302014000200009
Versão do Editor: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200009&lng=en&nrm=iso
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