Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11962
Título: "Era uma vez... adultos":uma prova projetiva
Autor: Estrada, Maria Rita Nogueira Gonçalves, 1970-
Orientador: Fagulha, Teresa, 1946-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Apresenta-se a criação e estudo de uma prova projetiva de completamento de histórias: “Era uma vez… Adultos”. No funcionamento psicológico, combinam-se processos conscientes/racionais e processos inconscientes/emocionais. Para compreender os últimos, são habitualmente utilizadas provas projetivas, que frequentemente levantam problemas de cotação e interpretação. A estrutura e funcionamento desta prova permite minorar essas dificuldades. A situação projetiva “Era uma vez… Adultos” é idêntica à “Era uma vez…” (Fagulha, 1992), utilizada com crianças. Os cartões estímulo apresentam o início de uma história relativa a uma personagem (feminina/masculina) em três cenas em banda desenhada. A história deve ser completada pela escolha e organização em sequência de três entre nove cenas disponíveis para cada cartão. A história assim organizada é depois verbalizada. As cenas escolhidas e a sequência organizada constituem aspetos objetivos na cotação. O funcionamento da prova propicia a criação de um espaço transicional (Winnicott, 1971/1975), que potencializa a elaboração emocional de desejos, ansiedades e defesas. A prova tem como objetivo avaliar representações relacionais: relação com o outro e com o self. Estas duas dimensões, nas suas vertentes positiva e negativa, constituem o fundamento das categorias relacionais representadas nas cenas correspondentes a cada cartão. Foi criado o material da prova, incluindo a grelha para análise das respostas. A prova foi estudada numa amostra de 160 adultos, 80 homens e 80 mulheres, que responderam também a três questionários: NEO-FFI (Magalhães et al., 2012), CES-D (Gonçalves & Fagulha, 2003) e QER (Moreira, 2000). As respostas desta amostra constituem uma primeira base de dados normativos. Realizou-se também um estudo de precisão intercotadores: o grau de concordância obtido foi de muito bom a moderado. E foi estudada a relação entre as respostas à prova e aos questionários: obtiveram-se resultados estatisticamente significativos no sentido esperado, o que atesta a validade da prova.
This work presents the creation and the study of a projective test of story completion: “Once upon a time... Adults”. Psychological functioning combines both conscious/rational and unconscious/emotional processes. In order to understand the latter, projective tests are commonly used, which often raise problems of scoring and interpretation. The structure and inner functioning of the present test minimizes those difficulties. The projective situation “Once upon a time... Adults” is identical to the “Once upon a time...” structure (Fagulha, 1992) that is used with children. The stimulus cards present the beginning of a story about a character (female/male) in three cartoon vignettes. The story is supposed to be completed by choosing and organizing a sequence of three out of the nine scenes available for each card. The story thus organized is then verbalized. The chosen scenes and the organized sequence are objective aspects for the scoring. The functioning of the test favours the creation of a transitional space (Winnicott, 1971/1975), which enhances the emotional elaboration of desires, anxieties and defenses. The test aims to evaluate relational representations: relationship with others and with the self. These two dimensions, in their positive and negative aspects, are the bases of the relational categories represented in the scenes corresponding to each card. Once the material of the test was created, including a response analysis grid, it was undertaken by a sample constituted by 160 adults, 80 men and 80 women, who also answered three questionnaires: NEO-FFI (Magalhães et al., 2012), CES-D (Gonçalves & Fagulha, 2003) and QER (Moreira, 2000). The responses provided by this sample constitute the first normative database. An inter-rater precision study was also conducted, with a degree of agreement obtained that ranged from very good to moderate. The relationship between the test and the answers to the questionnaires was also analyzed, yielding statistically significant results in the expected direction, which attests the validity of the test.On présente ici la création et l'étude d'une épreuve projective de complètement d’histoires: «Il était une fois… Adultes». En ce qui concerne le fonctionnement psychologique, on combine des processus conscients/rationnels et des processus inconscients/émotionnels. Pour comprendre les derniers, sont couramment utilisées des épreuves projectives, qui posent souvent des problèmes de cotation et d'interprétation. La structure et le fonctionnement de cette épreuve permet de pallier ces difficultés. La situation projective «Il était une fois… Adultes» est identique à «Il était une fois…» (Fagulha, 1992), utilisée avec des enfants. Les cartes stimulus présentent le début d'une histoire sur un personnage (féminin/masculin) dans trois scènes de bande dessinée. L'histoire doit être complétée par le choix et l'organisation en séquence de trois scènes des neuf disponibles pour chaque carte. L'histoire ainsi organisée sera après verbalisée. Les scènes choisies et les séquences organisées sont des aspects objectifs de la cotation. Le fonctionnement de l’épreuve est favorable à la création d'un espace transitionnel (Winnicott, 1971/1975), qui favorise l’élaboration émotionnelle des désirs, angoisses et défenses. L’épreuve a comme objectif d’évaluer des représentations relationnelles: relations avec les autres et avec soi même. Ces deux dimensions, dans ses aspects positifs et négatifs, sont à la base des catégories relationnelles représentées dans les scènes correspondantes à chaque carte. Le matériau de l’épreuve a été créé, y compris la grille d'analyse des réponses. L’épreuve a été étudiée dans un échantillon de 160 adultes, 80 hommes et 80 femmes, qui ont également répondu à trois questionnaires: NEO-FFI (Magalhães et al., 2012), CES-D (Gonçalves & Fagulha, 2003) et QER (Moreira, 2000). Les réponses de cet échantillon sont la première base de données normatives. On a également mené une étude de précision entre juges: le degré d'accord obtenu a été de très bon à modéré. On a étudié la relation entre l’épreuve et les réponses aux questionnaires: on a obtenu des résultats statistiquement significatifs dans le sens attendu, ce qui atteste la validité de l’épreuve.
Descrição: Tese de doutoramento, Psicologia (Psicologia Clínica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/11962
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