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Título: Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos
Autor: Sanches, Tatiana
Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias
Bibliotecários
Formação de utilizadores
Data: Set-2014
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Citação: Sanches, T. (2014). Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos. Investigar em Educação: revista da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2ª série, v. 1, n. 2, 109-122.
Relatório da Série N.º: II;
Resumo: Este artigo aborda a profissionalidade bibliotecária na sua vertente educativa, isto é, no campo da educação e formação superior. Para fundamentar a reflexão acerca desta profissionalidade de características educativas, é realizada uma análise de práticas experienciais sobre a formação de utilizadores em bibliotecas universitárias em Portugal, particularmente a formação que versa a literacia de informação, realizada por bibliotecários e publicada em artigos de especialidade. Conclui-se que a formação ministrada por bibliotecários ao nível do ensino superior é fundamentalmente voltada para os aspetos técnicos da pesquisa e recuperação de informação, sendo o processamento e comunicação dessa mesma informação uma matéria pouco explorada nestas formações. Atribui-se esta lacuna ao precoce desenvolvimento da formação neste nível, apontando-se como estratégia de superação da mesma, a reflexão, partilha e debate no interior da classe e no diálogo com docentes e formadores.
This article discusses the librarian professionalism in its educational component, ie in the field of training in higher education. To support this reflection on professionalism of educational characteristics, is held an analysis on experiential practice on training of users in university libraries in Portugal, particularly the training which addresses information literacy held by librarians and published in specialty items. We conclude that the training provided by librarians at the higher education level is mainly focused on the technical aspects of search and information retrieval, where the processing and communication of such information is a subject rarely explored in these training. This gap is attributed to the early development of training at this level, and it is pointed out as coping strategy the reflection, sharing and discussion within the class and in dialogue with teachers and trainers.
Cet article explique le professionnalisme bibliothécaire dans son volet éducatif, c'est à dire dans le domaine de la formation dans l'enseignement supérieur. Pour soutenir cette réflexion sur le professionnalisme des caractéristiques éducatives, est maintenu une analyse de la pratique par l'expérience de la formation des utilisateurs dans les bibliothèques universitaires au Portugal, en particulier la formation qui traite maîtrise de l'information détenue par les bibliothécaires et publiées dans des articles spécialisés. Nous concluons que la formation dispensée par les bibliothécaires au niveau de l'enseignement supérieur est principalement axé sur les aspects techniques de recherche d'information, où le traitement et la communication de ces informations est rarement exploré dans ces formations. Cet écart est attribuable au développement précoce de la formation à ce niveau, a été souligné comme stratégie d'adaptation, la réflexion, de partage et de discussion au sein de la classe et dans le dialogue avec les enseignants et les formateurs.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/12025
ISSN: 2183-1793
Versão do Editor: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/32/31
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