Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12049
Título: A percepção de criatividade por educadores de infância do Brasil e de Portugal.
Autor: Dal-Forno, Letícia
Veiga, Feliciano
Bahia, Sara
Palavras-chave: Infância
Criatividade
Educadores
Incentivo
Data: 2014
Citação: Dal-Forno, L., Veiga, F. H., & Bahia, S. (2014, Abril). A percepção de criatividade por educadores de infância do Brasil e de Portugal. International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD – Revista de Psicología, 1(6), 403-408.
Resumo: Este estudo é parte de uma pesquisa de doutoramento realizada nos contextos educacionais brasileiro e português, em relação a sobredotação e a criatividade na etapa do pré-escolar. Pretendeu-se conhecer as percepções dos educadores de infância em relação à definição de criatividade e reconhecer as características que os educadores de infância associam à criatividade. Para verificar estes objectivos utilizou-se uma questão ampla aos educadores que possibilitou conhecer a percepção que possuem de criatividade, as características dos estudantes criativos e o que consideram ser um incentivo à criatividade. Foram analisadas as respostas de 236 educadores de infância quanto a sua consideração sobre o incentivo da criatividade em crianças do pré-escolar. As respostas revelam a compreensão de criatividade como algo que se manifesta através das possibilidades que são ofertadas aos indivíduos para exporem as suas respostas, soluções ou acções. Têm consciência de que não está apenas relacionada a área das artes, mas sim com todas as áreas do desenvolvimento humano, sendo uma expressão possível de ser percebida nas atitudes e no comportamento das crianças. O incentivo à criatividade depende do modo diferenciado como respeitam a individualidade das crianças quanto aos seus pensamentos e as suas produções e das possibilidades que levam as crianças a serem mais expressivas e criativas em vários domínios. No contexto da educação de infância, a criatividade refere-se a facilitar o desenvolvimento das habilidades de resolução de problemas, o entusiasmo para a aprendizagem, as habilidades básicas de aprendizagem e o conhecimento conceitual do mundo ao seu redor.
Descrição: This work is part of an ongoing PhD. research in the Portuguese and Brazilian context about teachers' perceptions on giftedness and creativity in the kindergarten.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/12049
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INFAD 2014_percecao criatividade__pt_brasil.pdf4,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.