Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12116
Título: Mercure Paris Sud Parc du Coudray: de que forma poderá um hotel combater a invisibilidade
Autor: Jacinto, Sofia Isabel Martins
Orientador: Malafaia, Maria Teresa
Palavras-chave: Turismo - Markting
Hoteis - Gestão
Consumidores - Satisfação
Relatório de estágio de mestrado - 2014
Data de Defesa: 20-Jun-2014
Resumo: Resumo: O presente relatório aborda criticamente o estágio curricular realizado de 3 de Março a 26 de Julho de 2013, com um prolongamento até dia 8 de Agosto, na receção de um hotel de 4 estrelas. O hotel em questão é Mercure Paris Sud Parc du Coudray situado na região de Essonne, nos arredores de Paris, em França. Dado este pertencer ao grande grupo Accor, aborda-se a importância da respectiva marca, quais as vantagens de pertencer a uma rede hoteleira e de que forma a referida situação transmite segurança na decisão de compra por parte do consumidor. Para além da descrição das funções desempenhadas, dos procedimentos concretizados, dos turnos de trabalho, da contribuição para o hotel e de reflexões sobre o processo de adaptação, faz-se a caraterização da entidade de acolhimento, tendo em conta a respectiva oferta e a quem se destina. De forma a contextualizar o estágio, o relatório apresenta definições de conceitos de hotel, hotelaria e produto hoteleiro, de modo a complementar os ensinamentos práticos retirados do mesmo. Analisa-se, ainda, a concorrência e de que formas o hotel promove e distribui a sua oferta, acabando por propor medidas que visam aperfeiçoar a sua pouca visibilidade. Um hotel afastado do centro da cidade precisa de apostar na inovação constante, conseguindo continuar a satisfazer as necessidades do mercado e a emergir da concorrência. Esta descentralização poderia ser combatida com a possibilidade de serviço de transfer, simplificando a deslocação dos clientes. Sugere-se ainda uma aposta nas redes sociais, site dinâmico, incentivando a participação do cliente, a existência de brochuras sobre a região, propondo-se ainda serviços como spa, atividades de teambuilding e babysitty, visto que quem frequenta o hotel são, na maioria, hóspedes que se deslocam em negócios ou que participam em seminários realizados no próprio hotel. Dado que para melhor fidelizar clientes, é necessário assegurar a sua satisfação, aborda-se de que forma é possível fazê-lo. Assim, o relatório vai incidir sobre o meu contributo para programa de fidelização de clientes, o qual através de um folheto e de uma semana dedicada à divulgação dos cartões Le Club Accorhotels, fez aumentar a adesão por parte dos clientes. Para a concretização deste relatório, para além de bibliografia direcionada para hotelaria, foram usados dados internos da empresa, disponibilizados durante o estágio, e fotografias ilustrativas da minha autoria.
Abstract: This report expands beyond a summary of my working experience as an intern receptionist of a four star hotel. It explores the strengths and weaknesses of the hotel and how to overcome them. The internship began on the 3rd of March and was due to end on the 26th of July. However, it was extended to the 8th of August 2013. The hotel in question was Mercure Paris Sud Parc du Coudray located in the Essonne region, in the outskirts of Paris. This hotel brand is widely recognised and belongs to Accor, which owns one of the largest hotel networks in the world, which allows me to write about the importance and advantages of branding and how this assists clients in their reservation choices. In this report I will give an overview of the tasks I undertook, the procedures I had to learn and follow throughout my internship, the difference between the two shifts I worked in, my contribution to the hotel, and how this internship helped me to gain both knowledge and experience and develop a new set of skills. Furthermore, this report analyses the hotel, the product and the competition. In order to achieve this, I applied the theory I learned throughout my academic studies. It is essential to state what defines a hotel, the hotel industry itself, its characteristics and the process of marketing the hotel. However, my goal throughout the internship was to try to discover ways in which the hotel Mercure Parc du Coudray could possibly surpass its lack of visibility. The main subject of this report is to enlighten ways in which the hotel can enhance its visibility to the public. Its location far away from the city centre could be remedied by the implementation of a hotel-supplied transfer service for clients. It is important for the hotel to constantly innovate and to find new and interesting ways to meet the needs of the hotel’s clients, such as a strong presence on popular social networks and a dynamic website to instigate comments and suggestions from the clients and allow them to engage with the hotel and its brand. The creation of flyers and the implementation of other activities, such as teambuilding, a spa or childcare services would also be highly beneficial to the hotel’s image. Mercure Paris Sud Parc du Coudray mostly accommodates business and executive clients, so it is really important to expand the portfolio of services offered by the hotel. The client’s satisfaction is extremely important, as well as the implementation of an effective fidelity program. Both these subjects will be covered in this report. However, the highlight will be given to the hotel’s fidelity program, due to the pressing need of making it work more efficiently.
URI: http://hdl.handle.net/10451/12116
Designação: Mestrado em Turismo e Comunicação
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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