Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12118
Título: A propósito de Beckett: marcadores de encenação
Autor: Ribeiro, Jorge Gomes
Orientador: Serôdio, Maria Helena
Palavras-chave: Beckett, Samuel, 1906-1989 - Dramaturgia
Teatro - Produção e encenação
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Resumo: objectivo deste trabalho consiste em elaborar um estudo que resuma as linhas de encenação em Samuel Beckett partindo do princípio que elas são legíveis na sua própria dramaturgia. Por essa razão, a metodologia adoptada assenta numa análise crítica às linguagens de encenação que podemos perceber nos seus textos. Proceder-­‐se-­‐á, então, a um estudo comparativo das peças À Espera de Godot e Fim de Partida de modo a identificar nelas aquilo que designamos como marcadores dramatúrgicos e de encenação e que se caracteriza como denominadores comuns, no que consideramos constituir uma prática teatral recorrente da sua obra dramática. Do trabalho de investigação desenvolvido para a elaboração desta tese resultou também um texto escrito para teatro com o título Em Baixo e Em Cima que foi encenado em laboratório e acompanhou -­‐ na sua estrutura dramatúrgica e cénica -­‐ as características estéticas que identificamos na escrita de Beckett. Este trabalho, constitui-­‐se por isso, como uma possível ferramenta para uma prática teatral que procura evocar, e reconstituir em palco, o universo beckettiano tal como o entendemos.
Abstract: The main purpose of this dissertation is to present a study on both Samuel Beckett’s drama and stage directions bearing in mind that the latter can be read in his own dramaturgy. Therefore, the methodology adopted will consist in a critical analysis focussing on stage languages that can be perceived in his plays. A comparative study of Beckett’s plays Waiting for Godot and Endgame will be carried out in order to identify what we call dramaturgicalala marks and stage directions which we characterize as common denominators of a regular stage practice of his plays. The development of the research for this dissertation brought about the writing of a play -­‐ Em Baixo e Em Cima -­‐ that was staged as a lab practice and accompanied -­‐ in its dramatic and stage structure -­‐ the aesthetical characteristics we identify in Beckett's writings. This dissertation is, therefore, a possible tool for a theatrical practice that aims at evoking and rebuilding on stage Beckett's universe the way we understand it.
URI: http://hdl.handle.net/10451/12118
Designação: Mestrado em Estudos de Teatro
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl166518_tm.pdf2,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.