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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/1218

Título: O papel do docente de apoio educativo na construção de uma escola inclusiva
Autor: Gaspar, Sandra de Brito
Orientador: Carvalho, Carolina
Palavras-chave: Formação pessoal e social
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: O presente estudo teve como objectivo dar a conhecer o trabalho do docente de apoio educativo na comunidade educativa em geral. Optou-se por um estudo de caso interpretativo que assenta numa metodologia qualitativa. Procurou-se, ainda, averiguar de que forma o trabalho do docente de apoio educativo podia fomentar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no espaço escolar. Assim, seleccionaram-se dois docentes de apoio educativo de duas escolas básicas, da periferia de Lisboa. Além destes dois docentes, participaram vários elementos da comunidade educativa. Os métodos escolhidos para a recolha de dados foram entrevistas, observações, documentos diversos e fichas de trabalho. A análise dos resultados permitiu clarificar o papel do docente de apoio educativo como um elemento chave da inclusão dos alunos com NEE na escola regular. Observou-se que o docente de apoio educativo apresenta diversas funções no acompanhamento aos alunos com NEE, desde avaliar as suas necessidades, apoiar pedagogicamente nas diferentes áreas disciplinares de acordo com as problemáticas dos alunos, encaminhá-los para serviços na área da saúde, reunir com docentes regulares, encarregados de educação e técnicos na busca e partilha de informação. Constatou-se, ainda, que o docente de apoio educativo procura trabalhar colaborativamente com os docentes do ensino regular, encarregados de educação e técnicos/ instituições de modo a encontrar as melhores respostas para os alunos com NEE. Apurou-se, também, que, em contexto de sala de aula, o docente de apoio educativo tem um papel de par pedagógico ajudando o docente da disciplina ou titular, bem como os restantes alunos presentes na sala de aula no desenvolvimento das tarefas. Neste âmbito, a actuação do docente de apoio educativo contribui para a criação de um ambiente de inclusão, onde os alunos com NEE, estando no seio da sua turma, partilham o mesmo espaço de aprendizagem, sentindo-se como pertença daquele grupoturma. O estudo termina com recomendações futuras, apresenta sugestões para a realização de futuros projectos e limitações do estudo.
The aim of the present study was to present the work of the special education teacher in public schools in the educative community in general. This is an interpretative case study that is based in a qualitative methodology. This study intended to demonstrate how his work can foment inclusion of pupils with special educational needs (SEN). Thus, it was selected two special education teachers of two public schools in the suburbs of Lisbon and also participate other elements of the educative community. Different instruments were used to collect data: interviews, observations, several written documents and work documents. The data analysis clarified the role of the special education teacher as a key element that promotes inclusion of the pupils with SEN in public schools. It was observed that the special education teacher has diverse functions in the attendance of pupils with SEN, such as evaluating its necessities, supporting pedagogically in the different school subjects, guide them to some health services, meet with regular teachers, parents and technicians to search and share information. It was evident that special education teacher works in a collaborative way with regular teachers, parents and technicians/institutions in order to find the best answers for the pupils with SEN. It was demonstrated that, in classroom context, the special education teacher works together with other teacher, as well as the remaining pupils by helping them with the classroom activities. It was shown that the performance of the special education teacher contributes to create an inclusive environment where the pupils with special educational needs can share the same learning place with other colleagues, allowing them to feel as a member of that class-group. The study presents some futures recommendations and projects, and its limitations.
Descrição: Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000558827
http://hdl.handle.net/10451/1218
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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