Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12205
Título: A língua portuguesa para falantes de polaco: transferência da língua nativa para a língua estrangeira em processo de aprendizagem: o erro lexical e o erro gramatical
Autor: Zaczek, Malgorzata
Orientador: Grosso, Maria José
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do polaco
Língua materna e língua segunda (Ensino de línguas)
Interferência (Linguística)
Interlíngua (Ensino de línguas)
Erros de linguagem - Análise (Ensino de línguas)
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este trabalho, tal como o título diz, tem como objetivo principal analisar algumas dificuldades que surgem ao longo da aprendizagem de português nos aprendentes polacos dos níveis A2 e B1, mais concretamente o erro lexical e gramatical. Assim sendo, começaremos por apresentar as definições da Interlíngua segundo diversos especialistas e logo depois, abordaremos as suas características principais. Numa outra fase do nosso trabalho, pretendemos apresentar o Público-alvo, aprendente de PLE na Polónia e analisar outras dificuldades durante o processo da aprendizagem de PLE. A partir desta análise, esperamos que as nossas conclusões possam constituir uma ajuda no processo de ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira, especialmente no que diz respeito a aprendentes polacos.
Abstract: As the thesis name suggests, the main goal of this research is to analyze polish students’ difificulties of the learning process, specifically lexical and grammatical errors. The author reports on common difficulties that Polish students of levels A2 and B1 (According to Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment) tend to face throughout the process. After comparing definitions of Interlanguage of different authors, a summary of its main characteristic are presented. The next section is a presentation of the Polish learners and their difficulties of the Portuguese language learning process. The author examines the correctness of students' Portuguese, spoken as well as written. The purpose is to reach some conclusions, which might be helpful in improving the learning process of Portuguese as foreign language, especially in the case of Polish learners.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/12205
Designação: Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl149986_tm.pdf466,74 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.