Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12208
Título: O conceito de homem em Les mots et les choses de Foucault
Autor: Roberto, Paulo José Frazão
Orientador: Nabais, Nuno
Palavras-chave: Foucault, Michel, 1926-1984 - Contribuição para o conceito de homem
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2014
Resumo: Enquanto uma arqueologia das ciências humanas, Les mots et les choses é o lugar (singular), na obra de Foucault, em que a questão do homem é pensada e problematizada em termos de uma maior formalização conceptual. A partir desta perspectiva singular de Les mots et les choses pretendemos mostrar que, para Foucault, não só não existe qualquer natureza ou essência do homem como, também, que o ser humano enquanto sujeito cognoscente não se constitui como uma instância intransitiva de fundamentação do saber. Resultado das pesquisas arqueológicas, o homem é antes analisado como um conceito que, enquanto 􀈃objecto epistemológico􀈄, apenas surgirá na ordem moderna do saber. “ episteme moderna, à qual ainda pertencemos, caracterizar-se-á pelo antropologismo que a perpassa, expressão do predomínio de uma imagem unificada do homem que corresponde, simultaneamente, ao que seria a sua essencial 􀈃natureza􀈄 e enquanto lugar seminal de fundamentação do conhecimento. É esta configuração geral do saber que explicará o aparecimento das ciências humanas. Todavia, no seu diagnóstico crítico da actualidade, Foucault sublinha que surgem novas ciências (psicanálise, etnologia, linguística) que estão a desfazer essa pretensa unidade do homem e a sua posição de fundamento do conhecimento. Essas ciências mostram a transitividade constitutiva (epistemológica e ontológica) do (conceito de) homem num triplo sentido: trata-se de algo transitório que devém, é 􀈃lugar de trânsitos􀈄 relativamente a dimensões menos transitivas do real e necessita de complementaridade para se poder constituir. O pensamento moderno, ao persistir na referida imagem do homem, caiu num ilusório sono antropológico, do qual só poderá despertar se, como indicou Foucault de forma que se tornou polémica, levar a cabo a 􀈃morte do homem􀈄. Desaparecimento que porém não institui uma carência; abre antes um espaço de diferença (heterotopia) em que se tornará possível pensar de novo e criar formas de saber libertas da ilusão antropológica.
Résumé: En tant qu'une archéologie des sciences humaines, Les mots et les choses est le lieu "singulier", dans l'oeuvre de Foucault, où la question de l'homme est pensée et problematisée en termes d'une plus grande formalisation conceptuelle. Prenant en compte cette perspective singulière de Les mots et les choses, on cherche à montrer que, pour Foucault, non seulement il n'existe pas aucune nature ou essence humaine, mais aussi que l'être humain en tant que sujet connaissant ne se constitue pas comme une instance intransitive de la fondation du savoir. Résultat des recherches archéologiques, l'homme est plutôt analysé comme un concept qui, en tant qu'objet épistémologique, n'a eu sa naissance que dans l'ordre moderne du savoir. L'épistémè moderne, à laquelle on appartient encore, serait caractérisée par l'anthropologisme qui la traverse, exprimant ainsi la prédominance d'une image unifiée de l'homme, laquelle correspond simultanément à ce qui serait sa "nature" essentielle et à sa place séminale de fondatrice de la connaissance. Cette configuration générale du savoir expliquerait le surgissement des sciences humaines. Cependant, dans son diagnostique critique de l'actualité, Foucault souligne la parution de quelques sciences nouvelles (psychanalyse, ethnologie, linguistique) qui défont cette prétendue unité de l'homme et sa position de fondement de la connaissance. Ces sciences montrent la transitivité constitutive "épistémologique et ontologique" du "concept d' homme dans un triple sens: il s'agit de quelque chose de transitoire qui devient dans le temps, il est "lieu de transits" relativement à des dimensions moins transitives du réel et il a besoin de complémentarité pour se pouvoir constituer. La pensée moderne, qui persiste dans cette image de l'homme, est tombée dans un illusoire sommeil anthropologique du quel s'éveillera seulement si elle mène a bout, selon la formule de Foucault qui est devenu polémique, la mort de l'homme. Cette disparition n'institue pas pour autant un manque; elle ouvre, au contraire, un espace de différence (hétérotopie) où il deviendra possible de penser à nouveau et de créer des formes de savoir libérées de l'illusion anthropologique.
Descrição: Tese de mestrado, Filosofia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/12208
Designação: Mestrado em Filosofia
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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