Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12245
Título: Ensino de português (PLE) a falantes de língua materna chinesa: as expressões idiomáticas
Autor: Wang, Cheng Xu
Orientador: Grosso, Maria José
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinês
Língua portuguesa - Expressões idiomáticas
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: As tarefas para os aprendentes duma língua estrangeira não são apenas adquirir as regras gramaticais mas também o uso da língua na realidade social. Nesta perspectiva, a concepção do ensino e aprendizagem da língua estrangeira modificou-se profundamente, passando duma concepção tradicional para uma concepção mais funcional, onde se impõe o desenvolvimento da competência comunicativa. Assim sendo, o presente trabalho pretende contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de Português Língua Estrangeira (doravante referido como PLE) através da proposta de ensino das expressões idiomáticas na sala de aula. Dado que as expressões idiomáticas, além de contribuírem para o desenvolvimento da dimensão semântica, sintáctica e morfológica, mostram também a força comunicativa e cultural que estimula a competência comunicativa. Além disso, considera-se que a existência da língua materna desempenha um papel relevante no contexto do ensino e aprendizagem da língua estrangeira, por isso neste trabalho, fizemos uma análise contrastiva entre a expressão idiomática portuguesa e o chéng yǔ chinês, procurando desta maneira reflectir as dificuldades encontradas na aprendizagem de expressões idiomáticas dos falantes chineses.
Abstract: Abstract The task facing foreign language learners is not only a matter of acquiring the grammar rules but also of mastering the language use in the social reality. In this perspective, the conception of teaching and learning foreign language has been profoundly modified, from a traditional conception for a more functional conception, which requires the development of the communicate competence. As such, the present work aims to contribute for the improvement of teaching Portuguese as a foreign language (hereafter referred to as PFL) through the proposal to teach the idiomatic expressions in the classroom. Whereas, the idiomatic expressions have the communicative and cultural force to stimulate the communicative competence besides contribute with the development of the semantic, syntactic and morphological learning. Moreover, it considers that the existence of the mother tongue plays an important role in the context of teaching and learning a foreign language, so in this paper, we show the contrastive analysis in the Portuguese idiomatic expression and the Chinese chéng yǔ aiming to reflect about the difficulties faced by Chinese speakers while learning Portuguese idiomatic expressions.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/12245
Designação: Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl166521_tm.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.