Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12271
Título: O modelo de gestão documental no ensino particular e cooperativo: análise da Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento-EPED
Autor: Vicente, Maria João Trindade Zacarias
Orientador: Alberto, Paulo Farmhouse
Corujo, Luís
Palavras-chave: Escolas
Gestão documental
Arquivística
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2014
Resumo: Apresenta-se, sob uma perspectiva sistémica, um estudo orgânico-funcional prévio à análise realizada aos Serviços Administrativos e Arquivo da Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento – EPED e caracterização do seu modelo de gestão, expondo as várias conjecturas do modelo de informação da organização com base nas linhas orientadoras da ISO 15489:2001 (NP 4438-1:2005 e 4438-2:2005), entre outras. Aborda-se o património documental gerado e a política arquivística em uso e procede-se a uma explanação das responsabilidades departamentais e da administração do modelo de gestão institucional. A análise realizada, não conjecturando a implementação do sistema integrado de gestão documental, representa uma alavanca refeltida e supõe uma decorrente evolução prática, que envolve toda a organização e se baseia na opção da direção pela adoção de uma política arquivística que permita a gestão contínua da documentação. Entendeu-se imperativa a realização de uma observação participante no que concerne a estrutura e o funcionamento institucional, determinou-se o caminho que a documentação leva em termos de classificação, selecção e avaliação dos processos documentais, no sentido de poder exibir soluções e/ou propostas de interferência, designadamente fluxogramas documentais, um plano de classificação com tabela de selecção associada para a gestão dos processos da área funcional dos serviços administrativos e arquivo e recursos humanos, bem como um instrumento adequado de gestão documental e arquivo, devidamente normalizados.
Abstract: This dissertation presents, in a systemic perspective, a study organic and functional investigation led on the Administrative Services and Archive of the institution Escola Profissional de educação para o Desenvolvimento and characterization of its management model, exposing the various conjectures of the information model of this organization, based on the guidelines of ISO 15489:2001 (NP 4438-1:2005 and 4438-2:2005). It addresses the documentary heritage generated and archival policies in use and proceeds to an explanation of departmental responsibilities and administration of the institutional record management model. The analysis, does not imply an implementation of an integrated document management, it represents and effort to lever and supposes an evolution resulting in a practice that involves the entire organization and relies on the choice of direction by adopting a policy that allows the archival management of continuous documentation. It is considered imperative to conduct a participant observation concerning the structure and institutional functioning, determined the path that leads to the documentation in terms of classification, selection and evaluation , in order to present solutions and / or interference proposals, including documentary flowcharts , a filing plan associated with a selection table to manage the processes related to the functional area, administrative services and archive, as well as those related to human resources. Another important implement would be an appropriate tool for document management and archiving, all following proper normalization.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Documentação e Informação (Arquivística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/12271
Designação: Mestrado em Ciências da Documentação e Informação (Biblioteconomia)
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado



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