Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12313
Título: Normalistas e meninas de asilo: Origens sociais e percursos de vida no século XIX em Portugal e no Brasil
Outros títulos: Trainee teachers and foundling girls: Social origins and life trajectories in the 19th century in Portugal and Brazil
Autor: Mogarro, Maria João
Martínez, Silvia Alicia
Palavras-chave: Modelos de Formação
Internato
Género
Educação Comparada
Data: 2010
Editora: Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Mogarro, M. J. & Martínez, S. A. (2010). Normalistas e meninas de asilo: Origens sociais e percursos de vida no século XIX em Portugal e no Brasil. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n.º 11, pp. 45-54.
Resumo: O debate educativo, quer em Portugal, quer no Brasil, na segunda metade do século XIX, construiu-se com um leque alargado de temas que tinham o objectivo de desenvolver a instrução e a educação nos respectivos países, mas dois segmentos desse debate interessam-nos particularmente: i) a necessidade de dotar cada um dos países de professores primários verdadeiramente qualificados, criando para o efeito estabelecimentos que assegurassem uma formação especializada, de natureza pedagógica e prática e relativamente longa; ii) a atenção dada a instituições de protecção a crianças e jovens em risco (asilos, orfanatos, casas de recolhimento), no contexto das políticas de protecção social da época, que se fundavam nas ideias de regeneração social e no papel que a educação desempenhava para o progresso e desenvolvimento do país. Na intersecção destes dois segmentos construímos o objecto deste trabalho, ao analisar a origem social das normalistas e o destino profissional das meninas oriundas de asilos, em ambos os países. Metodologicamente, privilegiaram-se fontes educativas primárias, localizadas no Arquivo Nacional Torre do Tombo, para o caso português, e no Arquivo Histórico do Liceu de Humanidades de Campos, para o caso brasileiro.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/12313
ISSN: 1646-4990
Versão do Editor: http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=27&p=45
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Normalistasemeninasdeasilo.pdf68,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.