Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/12314
Título: A Educação para a Cidadania no século XXI
Outros títulos: La Educación para la ciudadanía en el siglo XXI
Education for the citizenshipin the 21st century
Autor: Martins, Maria José D.
Mogarro, Maria João
Palavras-chave: Cidadania
Educação
Desenvolvimento Social
Data: 2010
Editora: Centro de Altos Estudios Universitarios / Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura
Citação: Martins, M. J. D. & Mogarro, M. J. (2010). A Educação para a Cidadania no século XXI. Revista Iberoamericana de Educación, n.º 53, pp. 185-202.
Resumo: A educação para a cidadania tem sido uma preocupação dos pedagogos, das sociedades e dos sistemas educativos através dos tempos, embora a designação assumida nem sempre tenha sido esta (expressões como educação cívica; formação pessoal e social foram utilizadas para designar uma área próxima da educação para a cidadania, em Portugal). Este artigo enfatiza a pertinência e a necessidade de reflectir e promover a educação para a cidadania na actualidade, em vários contextos, particularmente na escola, e de várias formas (disciplinar, transdiscipli- nar e interdisciplinar). Destaca-se e debate-se ainda um conjunto de oito temáticas, que deverão estar associadas à promoção da cidadania, bem como uma metodologia de natureza construtivista que inclua estratégias que mobilizem os domínios cognitivos; afectivo-motivacional; social e comportamental, nas diferentes etapas de desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. Assim, os grandes oito temas da cidadania sugeridos são as concepções, atitudes e comportamentos referentes aos seguintes aspectos: o Estado e a nacionalidade; a religião e as diferentes manifestações religiosas; as relações do ser humano com a natureza e a organização socioeconómica; a estrutura e o papel da família, juntamente com os papéis associados ao género; os aspectos relacionados com a saúde e a segurança; as diferentes raças, etnias e culturas; a civilidade, a convivência social e regulação das relações interpessoais; e finalmente o modo de utilização das tecnologias da informação e comunicação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/12314
ISSN: 1022-6508
Versão do Editor: http://www.rieoei.org/index.php
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aeducacaoparaacidadania.pdf491,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.