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Title: A voz de quem desenha e de quem vivencia, o processo de ensino-aprendizagem dos s/surdos: um estudo exploratório na disciplina de Ciências Físico-Químicas
Authors: Crisóstomo, Carla Cristina Miguel
Advisor: Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de
Keywords: Educação
Didáctica das ciências
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Abstract: O estudo visa caracterizar a prática dos professores participantes em termos das semelhanças e diferenças nas abordagens e estratégias implementadas para promoverem as aprendizagens de Ciências Físico-Químicas, nas turmas do 3.º ciclo do ensino básico, constituídas apenas por alunos s/Surdos e nas turmas mistas. O estudo visa ainda dar voz às vivências dos alunos s/Surdos em relação ao processo de ensino-aprendizagem, em comparação com o dos seus pares ouvintes. Não se conhecendo trabalhos que interliguem a aprendizagem das Ciências Físico-Químicas e a Surdez, a investigação desenvolvida assumiu a forma de um estudo exploratório com design ex post facto. Colheram-se os dados utilizando questionários dirigidos a escolas, a alunos s/Surdos e ouvintes e a professores. Foi também realizada uma entrevista. Os professores reportam inúmeras dificuldades e frustrações e sentem não possuir formação para actuar. Não concebem estratégias diversificadas e as actividades curriculares que planeiam são semelhantes para alunos s/Surdos e ouvintes, mas não permitindo a interacção e a cooperação entre os dois tipos de alunos. Os professores não cooperam para delinearem a melhor forma de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem dos alunos s/Surdos. As escolas e os professores não consideram estar preparados para receber alunos s/Surdos por não possuírem experiência e não parecem ganhá-la com a prática. Os professores e os seus alunos Surdos referem dificuldades comunicacionais entre si, sentidas sobretudo pelos últimos. Os professores reconhecem a necessidade de aprender Língua Gestual Portuguesa. As escolas e os professores não distinguem os alunos surdos dos Surdos. No entanto, os Surdos, enquanto minoria cultural, parecem estar satisfeitos ou conformados com o que a escola regular lhes oferece. O seu grau de satisfação aumenta à medida que progridem na escolaridade. Por último, tecem-se algumas considerações sobre as implicações da implementação do recente decreto-lei que cria as escolas de referência na escolaridade dos alunos s/Surdos.
This study aims to characterize the teaching practices in terms of resemblances and differences in the approaches and strategies implemented in order to promote Physics and Chemistry learning in middle classes, either constituted only by d/Deaf students or by d/Deaf and hearing students. The study also aims to bring to light the experience of the d/deaf students regarding the teaching-learning process in comparison with their hearing peers. As we don't have the knowledge of any study that intertwine Physics and Chemistry learning and deafness, the study was developed as an exploratory study with an ex post facto design. Questionnaires were developed in order to collect data regarding schools, the d/Deaf and the hearing students and their teachers. An interview was also conducted. The teachers report endless difficulties and frustrations and feel that they do not have the training to act upon them. The teachers do not develop different strategies and the curricular activities that they plan are similar to both d/Deaf and hearing students. However, those activities and strategies do not allow interaction and cooperation between the two types of students. The teachers do not work together in order to outline the best way to develop the teaching-learning process of the d/Deaf students. The schools and the teachers do not consider to be prepared to work with d/Deaf students as they have no experience. However, they do not seem to gain it with practice. Teachers and students refer communication difficulties between them, specially the Deaf students. The teachers recognise the need to learn Portuguese Sign Language. The schools and the teachers do not make a distinction between deal student and culturally Deaf students. Nevertheless, the Deaf, as a cultural minority, seem to be satisfied or settled with what the regular school offers them. Their degree of satisfaction increases as they progress in their academic life. Finally, in this study we will outline some comments and reflections about the implications of the implementation of a brand new law that creates reference schools for the d/Deaf.
Description: Tese de mestrado em Educação(Didáctica das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000558836
http://hdl.handle.net/10451/1250
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