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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/1258

Título: Avaliação sumativa em diferentes contextos de prática na disciplina de matemática: um estudo de caso
Autor: Longle, Nuno David Palma
Orientador: Santos, Leonor, 1949-
Palavras-chave: Educação
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: Este estudo centra-se nas práticas de avaliação sumativa de professores de Matemática em diferentes contextos profissionais. Tendo por base os contextos de prática colectivo e individual, procurou compreender, quer o que há de característico em cada um deles, quer como se relacionam, no que se refere à avaliação sumativa na disciplina de Matemática. A fundamentação teórica aborda duas áreas: colaboração profissional e avaliação sumativa. Na primeira, discutem-se: o conceito de colaboração profissional, formas de colaboração e o potencial da colaboração profissional. Na segunda, abordam-se: o conceito de avaliação sumativa, instrumentos e formas de avaliação, estratégias de atribuição de classificações e a relação dos professores com a avaliação sumativa. Metodologicamente, a investigação segue o paradigma interpretativo e utiliza como design o estudo de caso. A recolha de dados recorreu à observação de reuniões de trabalho, à realização de entrevistas e à análise documental. A análise de dados privilegiou a análise de conteúdo sendo as categorias de análise definidas a posteriori. Quanto ao contexto colectivo, os resultados do estudo evidenciaram que foram construídas estruturas de avaliação para suportar a tomada de decisões acerca da avaliação sumativa. Os aspectos que mereceram maior atenção foram os relacionados com os diversos instrumentos de avaliação utilizados. No que diz respeito ao contexto individual, verificou-se o uso de um leque alargado de informações na avaliação sumativa das aprendizagens dos alunos. A ponderação das informações anteriores fez-se em articulação com um plano de atribuição de classificações traçado previamente. Os processos de decisão classificativa de final de período basearam-se num conjunto de procedimentos de pendor quantitativo. Os resultados obtidos indicaram que o trabalho desenvolvido no contexto colectivo simplificou o trabalho individual. O contexto individual influenciou o contexto colectivo através da transposição para o grupo das preocupações sentidas individualmente. As interacções entre os dois contextos sugerem um processo cíclico.
This study is focused in the practice of summative assessment of Mathematics' teachers in different professional contexts. Based on the individual and collective contexts of practice, it looked for understanding, whether what it has of characteristic in each one and how they relate, as to summative assessment in Mathematics. The theoretical background approaches two areas: professional collaboration and summative assessment. In the first, it is argued: the concept of professional collaboration, forms of collaboration and the potential of the professional collaboration. In the second, it is approached: the concept of summative assessment, instruments and forms of assessment, grading strategies and the relation of teachers with summative assessment. Considering the methodology, the study follows the interpretative paradigm and uses as design the case study. Data were collected through the observation of work meetings, the accomplishment of interviews and documentary analysis. The data analysis privileged the content analysis being the categories of analysis defined a posteriori. As to the collective context, the results of the study evidenced that evaluation structures had been constructed to support decision making concerning summative assessment. The aspects that had deserved greater attention had been those related with the diverse used instruments of assessment. Concerning the individual context, one verified the use of a widened fan of information in the summative assessment of the pupils' learning. The balance of the previous information was articulated with a grading plan traced previously. The processes of deciding grades at the end of a term had been based on a set of procedures of quantitative slope. The acquired results indicated that the work developed in the collective context simplified the individual work. The individual context influenced the collective context through the transposition for the group of the sensible concerns felt individually. The interactions between the two contexts suggest a cyclical process.
Descrição: Tese de mestrado em Educação (Didáctica da matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561747
http://hdl.handle.net/10451/1258
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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