Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/1282

Título: Origami: uma abordagem pedagógica para o Ensino de Geometria no 9º ano
Autor: Manso, Roberta Lucena Duarte
Orientador: Santos, Leonor, 1949-
Palavras-chave: Geometria
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: Este trabalho teve como objectivo principal estudar uma abordagem pedagógica que recorre às dobragens no estudo da Geometria, em particular no estudo dos Poliedros Platónicos Regulares. Foram formuladas três questões de investigação às quais pretendi dar resposta: (1) Qual a natureza (características) das aprendizagens que decorrem do estudo dos Poliedros Platónicos Regulares feito através de dobragens? (2) Quais as potencialidades do recurso às dobragens no estudo dos Poliedros Platónicos Regulares? (3) Quais as dificuldades que se levantam com recurso às dobragens no estudo dos Poliedros Platónicos Regulares? A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, baseada num estudo de caso de um grupo, quatro alunos do 9.º Ano de escolaridade, no ano lectivo 2006/2007. Os dados foram recolhidos ao longo de cinco meses, acompanhando a aplicação de uma proposta pedagógica que recorreu a dobragens para o estudo de poliedros e sólidos geométricos Este trabalho incluiu a observação de actividades e de sessões de trabalho, a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a realização de entrevistas aos quatro alunos do grupo caso, e a recolha de produções escritas destes alunos. A análise foi feita tendo em conta a abordagem teórica. Os resultados deste estudo apontam para que ao trabalhar com as dobragens, a grande maioria dos alunos da turma: (1) conseguiram desenvolver uma aprendizagem consistente, através da organização das ideias; (2) demonstraram entusiasmo por novos desafios e por novas descobertas; (3) desenvolveram a sua capacidade de autocrítica; (4) reconheceram o valor do trabalho em grupo e a importância do papel do professor. No que respeita, em particular, ao grupo de alunos caso, verificaram-se mudanças positivas em relação à sua postura e às suas competências geométricas. Estes alunos cooperaram entre si e, de um modo geral, revelaram uma grande melhoria ao seu nível do raciocínio e menos dificuldades em expressar o seu pensamento, quer oralmente, quer por escrito.
The main goal of this research project is to study a pedagogical approach that uses paper folding in the teaching of Geometry, in particular the Regular Platonic Polyhedrons. Three questions provide the guideline of my investigation: (1) what is the nature of the learning of Regular Platonic Polyhedrons using paper folding? (2) What are the potential advantages of using paper folding in the study of Regular Platonic Polyhedrons? What are the difficulties resulting from the use of paper folding in the study of Regular Platonic Polyhedrons? The research followed a methodology of qualitative nature, based on the observation of a group of four students from the 9th grade, on 2006/07 during period of five months, on which the students were involved in work sessions, along with questionnaires and interviews and written papers, all of which were interpreted according to the theoretical approach. The results show that in working with paper folding, most students were able to: (1) develop a consistent learning through idea organization; (2) learn with enthusiasm new challenges and findings; (3) develop their ability for self-evaluation; (4) recognize the value of working in group and the importance of the teacher's role. Concerning the particular group of four students, there were positive changes regarding their posture in the classroom and their geometric competence. Those students worked with each other and improved their thinking and showed fewer difficulties expressing their thoughts, verbally or in writing.
Descrição: Tese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561678
http://hdl.handle.net/10451/1282
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
19220_ulfc091286_tm_Origami_Uma_Abordagem_Pedagogica_para_o_Ensino_de_Geometria_no_9º_Ano.pdf3,96 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE