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Título: Percursos curriculares alternativos: das políticas às práticas: um estudo de caso
Autor: Brilha, Júlia Maria Ferreira
Orientador: Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro
Palavras-chave: Educação
Administração escolar
Organização escolar
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: O direito à Educação é um direito de todas as crianças e jovens. Para que todos os alunos possam obter Educação, sucesso e se promova nas escolas a inclusão, é necessária vontade política mas também individual da parte dos actores educativos, no sentido de todos colaborarem activamente na implementação de práticas inovadoras que previnem e solucionem o insucesso e o abandono escolar. Partindo da problemática da igualdade de oportunidades, insucesso, exclusão e abandono escolar, este estudo analisou o processo de implementação de um projecto de percursos curriculares alternativos numa turma do 6º ano, numa escola do Distrito de Lisboa. Pretendeu-se compreender e analisar os processos decisórios subjacentes às dinâmicas organizacionais no combate ao insucesso e abandono escolar. O estudo de caso envolveu três professores que fizeram parte da elaboração, implementação e desenvolvimento do projecto e seis alunos de uma turma de percurso curricular alternativo. Recolheram-se dados através de documentos da escola e de entrevistas a todos os participantes. A análise de conteúdo foi realizada de forma a encontrar os significados e as compreensões que os participantes lhes atribuíram. Os resultados do estudo diversificaram-se em função das dimensões do problema e com base nas questões levantadas no inicio do estudo, as quais se repartem pelos seguintes aspectos: Noção de inclusão no discurso dos actores das escolas; a escola, a inclusão e a igualdade de oportunidades; a importância da liderança da escola na prática da inclusão; a flexibilidade curricular na promoção do sucesso e prevenção do abandono escolar; projectos curriculares alternativos como caminham para o sucesso. Discutem-se os resultados à luz do quadro conceptual e conclusões de outros estudos. Incluem-se as limitações do estudo e proposta de investigação futura.
The right to Education is fundamental to all children and adolescents, so that all be entitled to success and inclusion at school. Having in mind problems, such as equality of opportunities, failure, exclusion and school dropout, this study focused on the implementation process of an alternative curriculum project / programme for a group of pupils from a 6th class in one school from the district of Lisbon. The purpose of this case study was to understand and analyze the pedagogical and organizational school dynamics in terms of dealing with school failure and dropout. Three teachers participated in the research to the extent they were involved in the curricular design, development and implementation of this alternative programme. Data was collected from school documents and interview done to all participants of the study, students, teachers and program coordinators. The contents analysis was performed in order to capture the meanings and understandings that each participant attributed to the program. The results of this study pointed out the following components: the meaning of inclusion in the educators' discourse; the school, inclusion and equality of opportunities; importance of school leadership role in the development of inclusion practices; curriculum flexibility contribution to the promotion of success and prevention of school dropout. These results are discussed considering the conceptual framework and conclusions of other empirical studies. It also includes the limitations of the study and suggestions for future research.
Descrição: Tese de mestrado em Educação (Administração e Organização Escolar), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000562713
http://hdl.handle.net/10451/1298
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