Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/1307

Title: Formação inicial de Educadores de Infância: competências e práticas matemáticas sobre padrões
Authors: Almeida, Susana Amaral
Advisor: Moreira, Darlinda
Keywords: Educação
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Abstract: A presente investigação assenta na seguinte questão: Como é que as educadoras de infância, em formação inicial, colocam em prática os conhecimentos matemáticos sobre padrões, dando resposta ao desenvolvimento das crianças? Depois de proceder à análise dos relatórios de estágio do 3º ano das alunas do curso de Educação de Infância, foram seleccionados os participantes, sendo estes três alunas estagiárias que frequentavam, no decorrer da investigação, o 4º ano do curso de Educadores de Infância (2005-2006). De acordo com o paradigma qualitativo, para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: análise dos relatórios de estágio; entrevista exploratória; observação naturalista na sala do jardim-de-infância e reflexões de grupo de estágio. Privilegiando a abordagem reflexiva durante o estágio, a análise incidiu no desenvolvimento das competências que as educadoras do 4º ano revelam sobretudo no domínio de padrões e regularidades. Os resultados obtidos foram descritos e ilustrados com respostas, figuras, comentários e diálogos resultantes das reflexões e observações realizadas às alunas estagiárias. No que respeita às conclusões, emergem por um lado a necessidade de maior clarificação no âmbito da abordagem dos padrões nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, por outro lado, uma abordagem mais significativa sobre o tema padrões no plano curricular da disciplina de Matemática do curso de Educação de Infância. Foi igualmente possível constatar que a prática das alunas foi sendo alterada conseguindo trabalhar padrões com crianças em idade pré-escolar de forma mais confiante e ajustada às capacidades destas. Também o conhecimento didáctico sobre o tema padrões foi gradualmente evoluindo em consequência das reflexões realizadas no grupo de estágio bem como das leituras feitas pelas alunas sobre a referida temática. Em suma, a criação de momentos de reflexão e de pesquisa que possibilitem a partilha de ideias e a realização de leituras complementares revelou ser um aspecto fundamental na promoção da qualidade das práticas pedagógicas no âmbito da abordagem dos padrões. Aliado a esta conclusão, sugere-se a criação de um espaço de apoio à prática profissional, com materiais e com alguém especializado que esteja mais próximo das dificuldades manifestadas pelas educadoras na formação inicial, revelando ser um contributo para a qualidade pedagógica relativamente ao domínio da matemática no início da actividade profissional.
The present research has been carried out based on the following question: How might kinder garden educators, during their initial training, put into practice their mathematical knowledge of Patterns, while answering to the development of the children? After carrying out an analysis of the internship reports of the 3rd year students on the course of Infant Education, the participants were selected. They were three internship students who were attending the 4th year of the course of infant education (2005-2006).In order with the qualitative paradigm, the following instruments were used to collect data: analysis of intern reports; exploratory interviews; naturalist observations and group reflections. Privileging the reflexive approach during the period of inter ship, the analysis happened in the development of the abilities that the educators of 4º year over all disclose in the domain of patterns and regularities. The results obtained were described and illustrated with some of the answers, figures, comments and the resulting dialogues of reflection and observation carried out by the students. As far as conclusions are concerned, certain implications emerge in the area of approaches to Patterns in Curricular Orientations for Pré-School Education, encouraging, on the other hand, a more significant approach to the theme of patterns in the curricular plan in the subject of Mathematics in the course of Infant Education. It was equally possible to contest that students' practices were being altered by managing to work on Patterns with children of pre-school age in a more confident manner and adjusting to their capacities. Furthermore, the didactic knowledge on the theme of Patterns gradually evolved as a consequence of the reflections carried out, as well as the reading done by students on the theme in question. To sum up, the creation of moments of reflection and research which make possible the sharing of ideas and the carrying out of complementary readings has been shown to be a fundamental aspect in the promotion of quality in pedagogic practices in the area of approaches to Patterns. Allied to this conclusion is the need for the creation of a support space, with materials and with a specialised individual who is closer to the difficulties manifested by the educators during initial training, which has been shown to be a contribution to pedagogic quality with reference to the area of mathematics in the beginning of professional activities.
Description: Tese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000562676
http://hdl.handle.net/10451/1307
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
19416_ulfc091319_tm_Anexo_2_Entrevista_exploratoria_2.pdf51.07 kBAdobe PDFView/Open
19417_ulfc091319_tm_Anexo_2_Guiao_da_entrevista.pdf49.73 kBAdobe PDFView/Open
19418_ulfc091319_tm_Anexo_2_Grelha_com_transcrisoes_das_entrevistas.pdf102.09 kBAdobe PDFView/Open
19419_ulfc091319_tm_Anexo_3_Grelha_de_Registo_das_Solicitacoes.pdf77.99 kBAdobe PDFView/Open
19420_ulfc091319_tm_Anexo_4_Bibliografia_dos_textos_facultados_as_alunas.pdf68.01 kBAdobe PDFView/Open
19421_ulfc091319_tm_Anexo_5_Os_Padroes_na_Matematica_do_Pre_Pedro_Palhares_e_Ema_Mamede.pdf99.56 kBAdobe PDFView/Open
19422_ulfc091319_tm_Anexo_5_Padroes_e_regularidades_Moreira_e_Oliveira.pdf77.89 kBAdobe PDFView/Open
19423_ulfc091319_tm_Anexo_5_Patterns_Math_and_Thought_Jenkins.pdf68.18 kBAdobe PDFView/Open
19424_ulfc091319_tm_Anexo_5_Sumarios_de_capitulos_dos_livros.pdf64.65 kBAdobe PDFView/Open
19425_ulfc091319_tm_Anexo_5_Os_padroes_no_Ensino_e_aprendizagens_da_algebra.pdf124.28 kBAdobe PDFView/Open
19426_ulfc091319_tm_Anexo_5_Padroes_no_1_ciclo_para_que.pdf61.46 kBAdobe PDFView/Open
19427_ulfc091319_tm_Anexo_5_Study_of_Patterns_and_Variables_Linda.pdf78.2 kBAdobe PDFView/Open
19428_ulfc091319_tm_Anexo_6_Sintese_do_dados_informativos_relativos_as_observacoes.pdf55.76 kBAdobe PDFView/Open
19429_ulfc091319_tm_Anexo_7_Tarefas_para_reflectir.pdf110.43 kBAdobe PDFView/Open
19430_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_2_Historia_dos_Planetas.pdf690.07 kBAdobe PDFView/Open
19431_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificação_n_2.pdf100.24 kBAdobe PDFView/Open
19432_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_n_3.pdf77.95 kBAdobe PDFView/Open
19433_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificação_1_1_pag.pdf178.05 kBAdobe PDFView/Open
19434_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_1_2 pag.pdf170.4 kBAdobe PDFView/Open
19435_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_1_3 pag.pdf124.67 kBAdobe PDFView/Open
19436_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_1_4_pag.pdf150.34 kBAdobe PDFView/Open
19437_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_1_5_pag.pdf107.51 kBAdobe PDFView/Open
19438_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_1_6_pag.PDF226.78 kBAdobe PDFView/Open
19439_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_1_7_pag.pdf242.76 kBAdobe PDFView/Open
19440_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_1_8_pag.pdf55.02 kBAdobe PDFView/Open
19441_ulfc091319_tm_Anexo_8_Planificacao_3_Historia_flores.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open
19443_ulfc091319_tm_Formacao_Inicial_de_Educadores_de_Infancia.pdf139.6 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE