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Título: Suporte à Publicidade na Internet Projecto e Construção de um Gestor de Publicidade
Autor: Ferreira, António Manuel Silva
Orientador: Silva, Mário Jorge Costa Gaspar da
Data de Defesa: Dez-2000
Resumo: A importância da Internet como meio publicitário aumentou de forma muito acentuada nos últimos anos. As tendências actuais apontam para um crescimento inicial do investimento superior ao da televisão em período idêntico, e para uma maior diversificação de anunciantes. Contudo, os aspectos computacionais da publicidade na Internet atraem pouca investigação académica, e os serviços comerciais vêm o seu negócio ameaçado pela divulgação de detalhes. Esta dissertação explora o projecto e construção de um gestor de publicidade para a Internet, incluindo a modelação dos intervenientes e da dinâmica do negócio, e a definição da infra-estrutura computacional de suporte. O principal objectivo do gestor é possibilitar a experimentação de múltiplas políticas de atribuição de anúncios e, em especial, dirigir publicidade ao encontro das preferências dos clientes. Os maiores desafios do gestor de publicidade são a usabilidade, a escalabilidade e a expansibilidade. A fachada pública fornece serviços acessíveis através de protocolos e mecanismos comuns na Internet. Internamente, a arquitectura está organizada em componentes que podem ser distribuídas por vários computadores, em larga medida de forma independente do sistema operativo. A possibilidade de instalação de expansões facilita o desenvolvimento continuado e a integração de futuras regras de negócio, sem alterar o código existente. A validação deste trabalho inclui a demonstração das políticas de atribuição de anúncios em ambiente controlado, a execução de ensaios de desempenho para medição do débito e da latência em cenários de carga, e a instalação experimental uma grande publicação na Internet (Público Online). Os principais resultados são a demonstração de uma arquitectura escalável para publicidade dirigida baseada na personalização para massas e na classificação de clientes, e o modelo de estimação empírico para o débito e a latência, constru ído com os dados do ensaio de desempenho.
URI: http://hdl.handle.net/10451/14030
http://repositorio.ul.pt/handle/10455/3329
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (dissertation)

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