Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/14065
Título: Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente
Autor: Leal, António
Orientador: Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias
Palavras-chave: conflito rodoviário
modelação
simulação computacional
Sistema rodoviário
simulação multi-agente
sistemas complexos
ciências da complexidade
Data de Defesa: Fev-2009
Relatório da Série N.º: ;di-fcul-tr-09-4
Resumo: Considerada a problemática da sinistralidade rodoviária, o insuficiente conhecimento das suas causas e as limitações e fragilidades das metodologias científicas tradicionalmente utilizadas para estudar e controlar o fenómeno, que se considera complexo, foi elaborada uma proposta de metodologia científica alternativa segundo os preceitos das ciências da complexidade. A proposta apresentada consiste na representação sintética do sistema rodoviário através da modelação do sistema na perspectiva do conflito rodoviário. O processo de modelação partiu da observação macro das entidades de alto nível do sistema, ou seja, das propriedades emergentes de mobilidade individual, do trânsito colectivo e do conflito rodoviário, para de seguida identificar as entidades de baixo nível, a saber: os factores via, ambiente, veículo e humano. Estes factores foram caracterizados pelas suas variáveis de estado elementares, às quais foram atribuídos valores escalares parametrizados, de acordo com o conhecimento científico, técnico e empírico existentes. Este trabalho consiste no primeiro passo dado na direcção da simulação computacional multi-agente do sistema rodoviário para fins de saúde pública, visando ultrapassar os constrangimentos e as fragilidades identificados nas metodologias tradicionais; conhecer melhor o funcionamento do sistema rodoviário; identificar outras propriedades emergentes; identificar os factores de risco que potenciam o conflito rodoviário, bem como as suas causas e, por fim, preconizar medidas preventivas que possam melhorar os padrões de segurança rodoviária.
URI: http://hdl.handle.net/10451/14065
http://repositorio.ul.pt/handle/10455/3130
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