Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15414
Título: Criatividade em contexto organizacional : o impacto das recompensas extrínsecas e do feedback negativo no desempenho criativo
Autor: Teixeira, Filipa Braia
Orientador: Curral, Luís, 1963-
Palavras-chave: Criatividade
Feedback
Brainstorming
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A criatividade, em contexto organizacional, tem sido definida enquanto a produção de ideias originais, úteis e apropriadas (Zhou & Su, 2010) e constitui um passo necessário para a inovação (Amabile, 1988). No entanto, existem algumas questões sobre as condições convenientes que estimulam a criatividade que não estão esclarecidas (Mumford, Hester & Robledo, 2012). Nomeadamente, as relacionadas com o impacto de recompensas extrínsecas (Oldham & Baer, 2012) e com o impacto do feedback negativo (Zhou, 2008). O presente estudo examina o impacto das recompensas extrínsecas e do feedback negativo na geração de ideias criativas. É proposto que as recompensas tenham impacto positivo, se corresponderem a necessidades informacionais, de competência e autonomia (Byron & Khazanchi, 2012). Além disso, é esperado que o feedback de desenvolvimento, transmitido após feedback negativo, possa ser uma boa estratégia para minimizar o efeito negativo do feedback negativo porque providencia informação útil para que os indivíduos se desenvolvam, aprendam e façam melhorias no seu trabalho, aumentando o desempenho criativo no futuro (George & Zhou, 2007). Para estudar estas questões, foi realizado um estudo experimental com quatro condições (2x2 inter-individual). Os participantes foram 80 enfermeiros de um hospital central. Em termos de resultados, as recompensas extrínsecas não apresentaram efeito na geração de ideias criativas. O desempenho criativo diminuiu após a transmissão de feedback negativo, no entanto, o feedback de desenvolvimento, após feedback negativo, não apresentou efeito. Esta investigação contribui para obter mais conhecimento sobre as condições apropriadas para que a criatividade e a inovação prosperem nas organizações.
In the organizational context, creativity has been defined as the production of original, useful and appropriate ideas (Zhou & Su, 2010) and it constitutes a necessary step for innovation (Amabile, 1988). However some questions about the convenient conditions that stimulate creativity are not clearly answered (Mumford et al., 2012), namely the ones regarding the impact of extrinsic rewards (Oldham & Baer, 2012) and the impact of negative feedback (Zhou, 2008). The present study examines the effect of extrinsic rewards and negative feedback in the generation of creative ideas. We propose that rewards have a positive impact if they meet the informational, skill and autonomy needs (Byron & Khazanchi, 2012). Furthermore, we expect that the developmental feedback, given after a negative feedback, can be a good strategy for minimizing the negative effect of negative feedback because it provides useful information for individuals to develop, learn and make improvements in their work, enhancing their creative performance in the future (George & Zhou, 2007). To study these questions, we conducted an experimental study with four conditions (2x2 between). The participants were 80 nurses from a central hospital. In terms of results, extrinsic rewards had no effect on the generation of creative ideas. The creative performance decreased after the transmission of negative feedback, however, the feedback development, after negative feedback, had no effect. This research contributes to gain more insights regarding the right conditions for creativity and innovation to flourish in organizations.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15414
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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