Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15442
Título: Modalidades de divulgação das práticas pedagógicas em contextos de educação pré-escolar
Autor: Lemos, Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de, 1968-
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Esta investigação tem como finalidades identificar as modalidades de divulgação das práticas pedagógicas construídas e reconstruídas continuamente e compreender se os registos divulgados permitem conhecer e compreender essas mesmas práticas. Toda a problemática foi construída com base na educação das crianças pequenas, na divulgação das práticas pedagógicas e na construção dos saberes ao longo da vida. Metodologicamente optei por uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa centrada na pesquisa de terreno, tendo a incursão empírica decorrido ao longo de dois anos letivos, em três agrupamentos de escolas do distrito de Setúbal, com a participação de cinco educadoras de infância. Para a recolha da informação recorri a observações dos registos divulgados nos diferentes jardins-de-infância, a conversas de explicitação das observações, a pesquisa documental de registos e a entrevistas semiestruturadas. A análise interpretativa da informação recolhida permite compreender que o desenvolvimento dos processos de divulgação faz parte das funções profissionais de todas as educadoras. Divulgam as suas práticas e que nelas se aprende a aprender, envolvendo a comunidade educativa, divulgando com e para todos os parceiros. Divulgam, uma multiplicidade de registos escritos e pictográficos, em todos os espaços físico e no ciberespaço. Recorrem a diferentes modalidades de divulgação como seja a comunicação oral, a escrita e a pictórica. Estes processos implicam, por parte de cada uma das educadoras, uma observação constante dos registos produzidos no quotidiano do jardim-de-infância; a seleção desses mesmos registos; a opção de decisão acerca dos registos a divulgar e de como os divulgar; exigem ainda uma constante e contínua reflexão quer dos registos, quer das modalidades de divulgação. Deste modo, estes processos têm uma forte influência no seu desenvolvimento profissional. Termino, compreendendo que os processos de divulgação desenvolvidos pelas educadoras permitem compreender as suas práticas pedagógicas.
This research aims both, to identify the modalities of disclosure of pedagogic practices in continuous construction, and to understand if the records disclosed by preschool teachers allow to know and to understand those practices. The problematic of this study has been built around children education and around the disclosure of the pedagogical practices and also of the knowledge construction all along the span life. I opted for a qualitative and interpretative research methodology centred en ground research. The empiric part of the study occurred along two scholar years, in three groups of schools belonging to Setúbal’s township, with the participation of five preschool teachers. I used observation to gather information from disclosed registrations madden by those preschool teachers in their own schools; I also called upon conversations where participants made explicit some points of my observations. Besides, I undertook a documental research of the registrations; finally, I interviewed the preschool teachers by means of a semi-structured schedule. Qualitative analysis of the information gathered allowed me to understand that the development of disclosure procedures is part of professional functions of all preschool teachers. While they divulgate their registrations, they share their practices, included the idea that in their practices one learn to learn. They engage all the educational community in these processes, sharing with and for all partners. They share a wide-ranging cluster of written an pictographic registrations in all physic spaces as well as in the cyberspace. They also share their registrations by means of portfolios and dossiers, using all kind of disclosure modalities, such as the oral, the written and the pictorial communications. Notwithstanding, for each preschool teacher, these procedures imply: a constant observation of the registrations madden in the preschool everyday life; a selection of these registrations, which implies a decision about which registrations will be shared and about the way this will be done; a constant and continuous reflection about both, the registrations and the modalities of disclosure to be applied. Consequently, these work of sharing information gathered has a significant impact on their professional development. I finish this study stating that disclosure procedures that have been developed by preschool teachers allow to understand their practices.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15442
Designação: Doutoramento em Educação
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