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Título: A formação do professor de matemática, apoiada por um disposiivo de interação virtual no estágio pedagógico
Autor: Viseu, Floriano Augusto Veiga, 1960-
Orientador: Ponte, João Pedro da, 1953-
Almeida, Maria da Conceição Abreu Ramalho
Palavras-chave: Didáctica da Matemática
Formação de professores
Teses de doutoramento - 2008
Issue Date: 2008
Resumo: Este estudo visa analisar o papel que as TIC podem desempenhar no processo de supervisão da prática pedagógica de futuros professores de Matemática, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento do seu conhecimento didáctico e da sua capacidade reflexiva. Trata-se de uma investigação interpretativa, concretizada através da realização de estudos de caso de três futuros professores, cada um deles de um núcleo de estágio diferente e que procura responder às seguintes questões: Que aspectos do conhecimento didáctico da Matemática se desenvolveram nos professores estagiários? Que influências tiveram as TIC no desenvolvimento desse conhecimento? Que competências reflexivas se desenvolveram nos professores estagiários? Que influências tiveram as TIC nesse desenvolvimento? Que perspectivas têm os professores estagiários sobre o dispositivo de formação alargado pela introdução das TIC? Os três estudos de caso basearam-se, essencialmente, na análise de duas entrevistas semi-estruturadas realizadas a cada estagiário uma no início e outra no final do estágio e na análise da documentação que diz respeito à preparação, observação e reflexão de aulas e das mensagens de e-mail e do fórum. O enquadramento teórico desta investigação inclui duas áreas distintas: o conhecimento didáctico do professor e a reflexão. A primeira dá uma especial atenção à discussão do conceito de conhecimento didáctico, identificando a sua natureza, os seus conteúdos e as formas de o desenvolver. A segunda começa por apresentar o conceito de reflexão, refere estratégias que favorecem o desenvolvimento desta competência nos futuros professores e, por fim, apresenta os resultados de diversas investigações sobre a actividade reflexiva na formação de futuros professores de Matemática, algumas das quais mediadas pelas TIC. Este estudo conclui que as TIC favorecem a supervisão da prática pedagógica,aproximando as escolas e a universidade, complementando os seminários presenciais,possibilitando o trabalho a distância entre os estagiários e os seus orientadores, efacilitando a partilha de experiências e a discussão de situações da sala de aula. Esta dinâmica, mediada pelas TIC, contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento didáctico e da capacidade reflexiva dos estagiários. Em relação ao conhecimento didáctico, os futuros professores desenvolveram a sua capacidade de planificar aulas, como se verifica pela natureza exploratória das estratégias propostas, diversidade de tarefas adoptadas, atenção que foram dando à actividade dos alunos, adequação dosmateriais didácticos utilizados e forma de comunicação que promovem de modo aenvolver o mais possível os alunos nas actividades da sala de aula. Em relação àreflexão, os participantes neste estudo desenvolveram a sua capacidade de recolherinformação sobre a sua prática, de a interpretar, problematizar e reconstruir. Areconstrução de alguns momentos da sua acção contribuiu para ampliar o seuconhecimento didáctico e ver a própria prática como fonte para aprender a ensinar.Finalmente, as TIC contribuíram para o desenvolvimento dos participantes no estudo,ao permitir-lhes partilhar experiências realizadas com os seus alunos, concretizarestratégias exploratórias na abordagem de conceitos matemáticos, promover umapedagogia centrada no aluno, discutir situações da sala de aula, desenvolver o espíritode interajuda, confrontar as suas opiniões com as dos outros, contactar com as práticasde outros núcleos e ter mais tempo para reflectir sobre a sua prática, levando-os, por vezes, a fundamentar teoricamente alguns aspectos da sua reflexão.
This study aims to analyse the role that ICT may play in the supervision process of the pedagogical practice of prospective mathematics teachers, especially concerning the development of their didactic knowledge and reflective capacity. It is an interpretive investigation, carried out through three case studies of prospective teachers, each one of them from a different school and that seeks to answer the following questions: What aspects of the mathematics didactic knowledge they developed as prospective teachers? What influence had ICT in the development of such knowledge? What perspectives do prospective teachers have about the teacher education setting enlarged by the introduction of ICT? The three case studies were based, essentially, in the analysis of two semi-structured interviews made to each prospective teacher one at the beginning and another at the end of the supervision process , the analysis of documents related to the preparation, observation and reflection of the classes, and the e-mail messages and the forum. The theoretical framework of this investigation includes two distinct areas: teacher's didactic knowledge and reflection. The first pays special attention to discussing the concept of didactic knowledge, identifying its nature, contents and ways to develop it. The second begins by presenting the concept of reflection, refers strategies which favour the development of this competence in prospective teachers, and, finally, presents the results of several investigations on the reflective activity in the preparation of prospective mathematics teachers, some of which were mediated by the ICT. This study concludes that ICT favours the supervision of pedagogical practice, nearing the schools and the university, complementing the face to face seminars, making it possible prospective teachers and their teacher educators to work at a distance, and making it easier to share experiences and discuss classroom situations. This dynamics, mediated by ICT, contributed to the development of the prospective teachers' didactic knowledge and their reflective capacity. Regarding didactic knowledge, the prospective teachers developed their capacity of class planning, as indicated by the exploratory nature of the proposed strategies, the diversity of the tasks adopted, the attention they paid to the students' activity, the adequateness of the didactic materials and the form of communication that they promoted so as to involve the students in the classroom activities as much as possible. In what concerns reflection, this study's participants developed their capacity to collect information about theirpractice, to interpret it, to problematize it, and to reconstruct it. The reconstruction of some of their action's moments contributed to amplify their didactic knowledge and to see their own practice as a source of learning to teach. Finally, ICT contributed to the development of the study's participants, by allowing them to share experiences carried out with their students, making real exploratory experiences in addressing mathematical concepts, promoting a student-centred pedagogy, discussing classroom situations, developing the culture of helping each other, confronting their opinions with those of others, contacting with their colleagues in another schools, and having more time to reflect upon their practice. This led them, sometimes, to support some their reflection with theoretical arguments.
Descrição: Tese de doutoramento em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/1548
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