Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15632
Título: Sais de sangue : o corpo fotografado : teoria e prática da fotografia em Portugal (1839-1930)
Autor: Barrocas, António, 1961-
Orientador: Pereira, Fernando António Baptista, 1953-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2014
Fotografia
Corpo
Género
Retrato
Cultura visual
Data de Defesa: 2014
Resumo: A presente tese trata da representação do Corpo na fotografia portuguesa, no período entre 1839 e 1930. Analisa o pensamento – explícito e implícito – e as práticas presentes nos discursos produzidos, ao longo do século XIX e início do século XX, sobre a representação do Corpo na Fotografia. Conceito central na nossa análise foi o da ‘Pose’ – entendida como construção de figuras do corpo – na representação fotográfica. A Pose é aqui entendida como procedimento essencial na atribuição de um sentido às representações do corpo. Os usos da pose contextualizaram-se, sempre que necessário, a nível técnico, cultural, estético e social. A nossa análise sistematizou-se em torno de grandes campos semânticos: o Género; o Retrato; a Morte; o ‘Outro’ Social e Civilizacional; o Nu. Os textos em análise centram-se no período estudado e são oriundos de diversas àreas de produção escrita. O corpus central de imagens analisadas centrou-se em duas publicações periódias portuguesas: o O Occidente e a Illustração Portugueza. Publicações fundamentais na cultura portuguesa de oitocentos e novecentos cobrem o período em questão. Um outro núcleo foi o das publicações periódicas portuguesas dedicadas à fotografia: A A Arte Photographica, publicada entre 1884 e 1885; os dois números de Abril e Maio de 1887 do Boletim da Academia Portuguesa de Amadores Photographicos, fundada em 27 de Novembro de 1886; O Boletim do Grémio Portuguez d’Amadores Photographicos que se publica ao longo de três anos, iniciando-se em Junho de 1890 e terminando em Dezembro de 1892; o Boletim Photographico, publicado entre 1900 e 1914; e, por último, a A Arte Fotográfica publicada entre 1915 e 1931. Uma selecção de fotografia de autor e vernacular foi utilizada como ‘grupo de controle’ na análise das tendências detectadas nas outras fontes. A investigação desenvolvida, utilizou uma metodologia de análise de conteúdo e, centrou-se no corpus formado pelos textos e imagens referidas.
This thesis deals with the representation of the body in the Portuguese photography , between the years of 1839 and 1930. It analyzes both the thought - explicit and implicit - and the practices of the discourse produced on the representation of the body in Photography throughout the nineteenth century and early twentieth century. The main concept in our analysis was the 'Pose' - understood as the construction of figures of the body - in photographic representation . The pose is here understood as an essential procedure in assigning a meaning to representations of the body. The use of the pose is contextualized, where necessary, at the technical, cultural, social and aesthetic levels. Our analysis is systematized around vast semantic fields : Gender, Portrait, Death, the Social and Civilizational 'Other' and the Nude. The texts reviewed are of the period studied and come from different fields of written production. The central corpus of the analyzed images focused on two Portuguese periodicals: O Occidente and Illustração Portugueza. These publications were fundamental in the Portuguese culture of the nineteenth and twentieth centuries and they cover the period under consideration. Another collection of documents was the core of Portuguese periodicals devoted to photography : A Arte Photographica, published between 1884 and 1885, the only two issues of April and May 1887 of Boletim da Academia Portuguesa de Amadores Photographicos founded in November 27, 1886 ; the Boletim do Grémio Portuguez d’Amadores Photographicos which was published over three years , since June 1890 and untill December 1892 ; the Boletim Photographico, published between 1900 and 1914 ,and , finally, A Arte Fotográfica published between 1915 and 1931. A selection of both vernacular and fine art photographies was used as a ' control group ' in the analysis of the trends identified in other sources .The current research used a content analysis methodology and focused on the corpus formed by the texts and images mentioned above.
Descrição: Tese de doutoramento, Belas-Artes (Ciências da Arte), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15632
Designação: Doutoramento em Ciências da Arte
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