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Título: Imaginário figurativo na pintura de Barahona Possolo: entre o simbolismo e o fantástico
Autor: Machaz, Maria Guiomar
Orientador: Serrão, Vítor
Pereira, Fernando António Baptista
Palavras-chave: Possolo, Barahona, 1967 - Crítica e interpretação
Pintura - Portugal - séc. 20-21
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Esta dissertação procura estudar e realçar a originalidade da obra do pintor Carlos Pedro Barahona Possolo (n. Lisboa, 1967) cujo trabalho, invulgar e singular, se desvia declaradamente do mainstream, enveredando, nos seus antípodas por um estilo individualizado e original, figurativo e realista, que se aprecia na sua obra através de representações e cenas neo-­‐simbólicas, mágicas e fantásticas. Investigando todos os aspectos do seu trajecto artístico e da sua pintura, tão particulares quanto a sua própria personalidade, concluímos que os mesmos decorrem de uma forte influência de diversos estilos não só do passado, como actuais, que o marcaram de uma forma decisiva e determinante. Seguindo uma trajectória que se inicia no Maneirismo do século XVI, passa pelo Barroco de inspiração seiscentista, pelo Romantismo do século XIX e pelo Simbolismo, não esquecendo a estética da Pintura Fantástica, que Barahona Possolo declaradamente absorve, foi feita uma análise comparativa, não só iconográfica como também formal, entre o pintor e esses estilos, que o mesmo reinterpreta, renova, reinventa à sua maneira, usando a sua fértil e ousada criatividade e imaginação. No final, após uma breve e sucinta abordagem à pintura contemporânea out of the stream, analisada no contexto internacional e que se apresenta na linha de Barahona Possolo e da sua geração, formula-­‐se a pergunta possível: Será Barahona Possolo um dissidente, um artista contracorrente ou, pelo contrário, integrar-­‐se-­‐á no horizonte de uma nova Pintura, de uma nova corrente, uma outra estética, que cada vez mais, a nível internacional e não só, vai ganhando admiradores e adeptos?
ABSTRACT: This dissertation seeks to study and enhance the originality of the work of contemporary painter Carlos Pedro Barahona Possolo, whose work, unusual and unique, reportedly deviates from the mainstream, embarking in their antipodes by an individual and unique style, figurative and realistic, which we can enjoy in his work, through neo-­‐ symbolic, magical and fantastic representations and scenes. Investigating all aspects of his artistic journey and his painting, as distinct as his own personality, we conclude that they are due to a strong influence of various styles, not only from the past but also from the present, which mark his work on a decisive way. Through a trajectory that begins in the Mannerism of the sixteenth century, the Baroque of the seventeenth century, the nineteenth-­‐century Romanticism and Symbolism, not forgetting the aesthetics of Fantastic painting, that Barahona Possolo reportedly absorbs, a comparative analysis was made, not only iconographic but also formal, between the painter and these styles, that he re-­‐interprets, renews and re-­‐invents in his own terms, using his fertile and daring imagination and creativity. In the end, after a brief and succinct approach to contemporary painting out of the stream, and analyzed in the international context presented in the line and in the generation of Barahona Possolo, we want to finalize with a possible question: Is Barahona Possolo a dissident, a countercurrent artist, or, on the contrary, does he integrate the horizon of a new painting, a new chain, another aesthetic that increasingly, internationally, and not only, is gaining admirers and followers? Keywords:
URI: http://hdl.handle.net/10451/15692
Designação: Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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