Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15799
Título: Arte e realidade : aproximação, diluição e simbiose no século XX
Autor: Cruzeiro, Cristina Pratas
Orientador: Pereira, Fernando António Baptista, 1953-
Palavras-chave: Arte
Realidade
Avant-garde
Simbiose
Sociologia da arte
Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O tema desta tese de doutoramento incide sobre o caminho de aproximação, diluição e simbiose entre arte e realidade tangível no século xx. A emergência do caminho. de aproximação entre arte e realidade foi anterior ao deaJbar do século XX, podendo ser entendido como consequência do pensamento racionalista e materialista do mundo modemo. Ainda assim, foi ao longo do século XX que o mesmo se desenvolveu de uma forma totalmente inédita, ou seja, sem o recurso a qualquer tipo de representatividade. As práticas artísticas que aqui se evocam fazem um manuseamento directo da realidade tangível a partir de três dimensões essenciais da mesma: a material, a contextual e a social. A dimensão material corresponde ao sentido físico e palpável da realidade. A dimensão contextual ao sentido espacial e vivencial da realidade. A dimensão social corresponde à produção de sentido social e como é o único inteiramente criado pelo ser humano, corresponde simultaneamente ao modelo de sociedade em que cada sujeito e cada sociedade acredita. Este é pois também o terreno onde as ideologias e propostas de transfonnação social mais se arreigam. Sendo dimensões distintas, na prática elas estão em constante interacção, pelo que se considerou que a análise particular de apenas uma delas corresponderia a uma visão parcial da problemática em discussão. Optou-se por ISSO por uma estrutura que pudesse integrar as três dimensões, distinguindo-as, mas mantendo sempre a possibilidade de diálogo com as restantes.
The theme of this PhD thesis focuses on the path of approach, dilution and symbiosis between art and tangible reality in the twentieth century. The emergence of this path had happened before the twentieth century and it can be understood as a consequence of the rationalist and materialist thinking of the modern world. Still, it was during the twentieth century that the approach, dilution and symbiosis between art and tangible reality has developed a totally new way, without the recourse to any kind of representation. Artistic practices that are mentioned here make a direct handling of tangible reality from three essential dimensions of her: the material, contextual and social. The material dimension corresponds to the physical and palpable sense of reality. The contextual dimension corresponds to the spatial and experiential sense of reality. The social dimension corresponds to the production of social meaning and since it is the only entirely created by us, also corresponds to the model of society in which every person and every society believes. Is in this dimension that the ideologies and proposals for social change grows. Being different dimensions, in practice they are in constant interaction, therefore it was considered that the particular analysis of only one of them corresponds to a partial view of the problem under discussion. Because of that, we had opted for a framework that could integrate the three dimensions, distinguishing them, but always keeping the possibility of dialogue.
Descrição: Tese de doutoramento, Belas-Artes (Ciências da Arte), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15799
Designação: Doutoramento em Belas-Artes
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