Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15833
Título: Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação
Autor: Veiga, Feliciano
Almeida, Ana
Carvalho, Carolina
Galvão, Diana
Goulão, Fátima
Marinha, Fernanda
Festas, Isabel
Janeiro, Isabel
Nogueira, João
Conboy, Joseph
Melo, Madalena
Taveira, Maria do Céu
Bahía, Sara
Caldeira, Suzana Nunes
Pereira, Tiago
Palavras-chave: Envolvimento dos alunos
Desempenho escolar
Data: Out-2014
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Resumo: O “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE) ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. Foi um Congresso que, embora na sua primeira edição, adquiriu uma dimensão internacional, com 405 participantes, de 15 países, 3 conferências de convidados internacionais de elevado mérito científico, 3 mesas redondas com a participação de especialistas internacionais de renome, e 14 simpósios, para além de 4 centenas de comunicações e posters. Os textos selecionados neste Livro de Atas destacam a importância e a multidimensionalidade do EAE, e centram-se na procura de respostas ao seguinte problema de investigação: Como têm ocorrido os contributos da investigação em Psicologia e Educação para a análise das variações do envolvimento dos alunos na escola – engagement –, para a compreensão dos seus antecedentes e das suas repercussões, e para o estudo da complexidade que marca as políticas e as práticas de aprendizagem e de ensino? Espera-se contribuir para lançar desafios e gerar razão crítica, sendo que as opiniões e os conteúdos apresentados são, naturalmente, da responsabilidade dos seus autores. Para além dos trabalhos publicados neste Livro de Atas, apresentados no ICIEAE, encontra-se disponível um conjunto de outros estudos, no E-Book intitulado “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education”, disponível no site do Instituto de Educação. Cumpre agradecer a todos aqueles que tornaram possível a realização dos produtos do Congresso. Destaca-se a FCT pelo apoio financeiro concedido.
Descrição: Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de Julho de 2013
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/15833
ISBN: 978-989-98314-7-6
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/portal/page?_pageid=406,1859039&_dad=portal&_schema=PORTAL
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro_Atas_ICIEAE.pdf17,95 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.