Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15842
Título: Um estudo longitudinal sobre o efeito da formação no índice de autoeficácia e nos níveis de utilização das TIC dos professores
Autor: Santos, Ana Paula das Neves, 1962-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Investigações recentes têm sinalizado que a utilização das tecnologias de informação e comunicação para fins pedagógicos atua como agente de inovação educativa e é um fator de motivação para os alunos, contribuindo favoravelmente para o seu desempenho académico. Os professores, apesar de revelarem atitudes favoráveis à integração das tecnologias, alegam sentir grandes dificuldades na sua mobilização para fins educativos, revelando falta de confiança nas suas próprias capacidades técnico-pedagógicas, o que limita o seu envolvimento num ensino tecnologicamente enriquecido. Através de um estudo longitudinal, realizado entre 2009 e 2013 com 130 professores, procurou-se encontrar resposta para o problema de investigação referente aos efeitos do envolvimento em uma ação de formação em TIC sobre (i) o sentido da autoeficácia dos professores e (ii) os índices de utilização das tecnologias em sete dimensões do trabalho docente, considerando distintamente os efeitos registados no curto, médio e longo prazo. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores revelaram níveis moderados de sentido de autoeficácia e de índices de utilização das tecnologias, tanto no curto, como no médio e longo prazo. Os índices de utilização registaram-se elevados no curto, médio e longo prazo nas dimensões orientadas para a preparação de aulas e avaliação. Contudo, nas dimensões ligadas à utilização das tecnologias no trabalho direto com os alunos, os valores apresentaram-se reduzidos no curto, no médio e no longo prazo. Encontraram-se efeitos favoráveis decorrentes do envolvimento na ação de formação sendo estes consistentes a curto e a médio prazo mas a longo prazo não se registou extensão desses efeitos.
Recent research has indicated that the usage of information and communication technologies for pedagogic ends is a relevant factor for educational innovation as well as a motivational factor for students, favourably contributing to their academic performance. Teachers, however presenting positive attitudes towards the integration of technology, reveal to have considerable difficulties when trying to mobilize it for educational purposes, showing a lack of confidence in their own technical and pedagogical skills, thus limiting their involvement with technology enhanced education. Through a longitudinal study, carried out between 2009 and 2013 with the participation of 130 teachers, this study explore the effects of participating in an ICT training program on (i) teachers’ self-efficacy and (ii) their indices of technology usage in seven areas of educational work, distinguishing short, medium and long term registered effects. The results revealed moderate teachers self-efficacy levels as well as moderate technology usage levels at short, medium and long terms. High technology usage levels were observed in the short, medium and long terms in areas related to class preparation and assessment. However, in areas related to direct work with students technology usage was found to be low in the short, medium and long terms. Positive effects from the training program could be observed in the short and medium terms, but these were not present in the long term.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/15842
Designação: Doutoramento em Educação
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