Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15856
Título: Estratégia de ensino Project Based Learning no desenvolvimento de aplicações Web no Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Autor: Nogueira, Sara Rodrigues, 1981-
Orientador: Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Mariano, Pedro, 1975-
Palavras-chave: Informática - Estudo e ensino
Portefólios
Aplicações informáticas
Ensino profissional - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido na Escola Secundária D. Pedro V em Lisboa, numa turma de 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Programação e Sistemas de Informação (PSI) no módulo “Ferramentas de desenvolvimento de páginas web”, ao longo de onze aulas de 50 minutos. A disciplina sobre a qual versou o projeto de intervenção integra a componente de formação técnica do curso, e tem como objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de técnicas de programação e desenvolvimento de sistemas informáticos, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional. Neste sentido e de forma a dar resposta às caraterísticas acima identificadas, o projeto de intervenção pretende que os alunos adquiram e consolidem conhecimentos na construção de um portefólio, onde possam registar as competências e aptidões adquiridas ao longo do Curso. O projeto relativo à presente intervenção pedagógica apresenta como objetivos: i) habilitar os alunos a criarem layouts mais profissionais e dinâmicos; ii) promover nos alunos o espírito crítico e a criatividade na aplicação de competências adquiridas em contextos reais; iii) potenciar conhecimentos que os alunos adquiriram anteriormente nas disciplinas do Curso; iv) promover a interdisciplinaridade. A estratégia de ensino adotada foi o Project Based Learning, com a finalidade de permitir aos alunos aplicarem em contexto real as suas ideias e aumentar o seu nível de compreensão quando são confrontados com projetos reais. A avaliação contemplou duas competências: i) Sócio afetivas (atitudes e valores, auto e heteroavaliação); ii) Cognitivas (fases do projeto). A análise dos dados recolhidos revelou que os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem definidos, e consideraram que a autenticidade do projeto foi uma mais-valia para a inserção no contexto de trabalho.
This report describes the pedagogical intervention project developed in Escola Secundária D. Pedro in Lisbon, in a class of 12th year Professional Technical Management and Programming Information Systems Course, in the subject of Programming and Information Systems in the module “Web pages Development Tools” throughout eleven classes of 50 minutes each. The course will focus on a subject which integrates the technical training component of the course and aims to provide students the learning of programming techniques and development of Information Systems that are essential to personal and professional success. In this regard and in order to meet the characteristics identified above, the intervention project intends students to acquire and consolidate knowledge on building a portfolio, which can record the competences and skills acquired throughout the course. The project concerning this pedagogical intervention has the following aims: i) to enable students to create more professional and dynamic layouts; ii) to promote in students critical thinking and creativity in the application of acquired skills in real contexts; iii) to enhance knowledge that students acquired earlier in the course subjects; iv) to promote interdisciplinarity. The teaching strategy adopted was Project Based Learning, in order to allow students to apply in the real world their ideas and increase their understanding level when faced with real projects. The assessment included two skills: i) Socio affective (attitudes and values, self and hetero evaluation); ii) Cognitive (project phases). The analysis of the collected data revealed that students achieved the defined learning aims, and it was considered that the project authenticity was an asset for inclusion in the workplace.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15856
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

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