Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15866
Título: GATEAU: games in tablets for autistic children
Autor: Tavares, Luís Manuel Ferreira
Orientador: Duarte, Carlos Alberto Pacheco dos Anjos, 1972-
Carriço, Luís, 1963-
Palavras-chave: Autismo
Jogos
Tablet
Terapia
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Nos dias de hoje, os casos de crianças diagnosticadas com autismo são cada vez mais frequentes em todo o mundo. Uma vez que o autismo é uma disfunção sem cura, é importante o uso de terapia para reabilitar e minimizar os sintomas causados pela doença ao longo da sua vida. Para que se tire os resultados máximos da terapia é necessário que o seu tratamento seja iniciado após o diagnóstico, sendo este posteriormente acompanhado por um terapeuta durante o percurso da sua vida. No entanto existe a necessidade de desenvolver novas formas de intervenção¸ ao que possam ajudar crianças com autismo a desenvolver as competências sociais necessárias para que mais tarde consigam viver de forma independente. Com o lançamento do iPad da Apple, o mercado dos tablets aumentou em todo o mundo, passando a ser uma tecnologia presente no quotidiano de todas pessoas. Com a capacidade de toque que os tablets permitem ter, estes podem contribuir em muito para o desenvolvimento de novas técnicas de terapia, tanto a nível de sessões como no ambiente familiar. Este projeto consiste na exploração dos tablet com o intuito de ajudar e facilitar a reabilitação das crianças com transtorno do espetro do autismo e pretende também ajudar os terapeutas no acompanhamento dos mesmos. No decorrer deste projeto, os terapeutas criaram vários tipos de jogos de acordo com o espectro de autismo das crianças de forma a que possam ser utilizados em diversas atividades, tanto em sessões acompanhadas como em ambiente familiar, de modo a estimular as componentes sociais e cognitivas das crianças autistas. Além de jogos com atividades, a plataforma permite também aos terapeutas obter de forma automática dados estatísticos recolhidos durante a realização dos mesmos, sendo estas consultáveis na plataforma web. Com a utilização da plataforma construída, verificou-se que os terapeutas conseguem adaptar-se à utilização desta, tanto na criação de jogos como na sua utilização nas sessões de terapia. Foi também observado o aumento do interesse das crianças em participar nas sessões de terapia.
Nowadays, more and more frequently, all around the world, children are diagnosed with autism. As autism is not curable, the use of therapy for rehabilitation and reduction of the symptoms caused by it throughout one?s life is very important. To maximize the results of therapy it is necessary that the treatment is started right after its diagnosis being afterwards followed by a therapist during the patient’s lifetime. Nonetheless, there is a necessity of developing new ways of intervention that might help autistic children to develop the social faculties necessary to live independently further along. Along with Apple’s iPad launch, the tablet market emerged all over the world, becoming a familiar technology to most people. Controlled by touch, tablets can deeply contribute to the development of new therapy techniques, both in sessions and domestic environments. This project consists of the usage of tablets with the intent of aiding and facilitating the rehabilitation of children with autism spectrum disorder as well as the therapists following them. Throughout the project, therapists will create different kinds of games, adaptable to the different parts of the spectrum, so that they can be used for different activities, both in sessions and domestic environments, stimulating social and cognitive components. Besides games with tasks, the platform also allows therapists to automatically obtain statistical data gathered from the tasks and consult them on the Web-based platform. With the platform built and tested, it was verified that therapists can find use in it, both in creating games and using them in sessions. Also, an increase in interest in the sessions showed by the children was observed.
Descrição: Tese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15866
Designação: Mestrado em Engenharia Informática (Engenharia de Software)
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (dissertation)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfc112242_tm_Luís_Tavares.pdf8,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.