Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15894
Título: Solução middleware para integração com sistema legacy
Autor: Gonçalves, Rui Manuel Correia Sá
Orientador: Mariano, Pedro, 1975-
Ribeiro, António Manuel Brancal dos Santos
Palavras-chave: Middleware
WebLogic
BEA MessageQ
Java message service
Troca de mensagens
Trabalhos de projecto de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Com o crescente interesse do público apostador, tem vindo a aumentar o número de apostas no âmbito do desporto. No sentido de encontrar os meios adequados para acompanhar este crescimento, bem como os mecanismos que permitam uniformizar todo o tráfego que esta situação pode desencadear, surge a motivação para criar um sistema de Jogo Social. É justamente neste contexto que nasce o projeto em que estou integrado: a concretização de uma Plataforma de Jogos Sociais, mais precisamente, de apostas desportivas. Assim, no decorrer deste projeto, o centro da minha atenção esteve, de forma muito consistente, ligado à concretização de um componente Middleware que permitisse a comunicação, realizada através da troca de mensagens, entre um sistema Legacy e um serviço RESTful externo. Estes sistemas apresentam características, velocidades de processamento e linguagens de programação diferentes, que interferem diretamente na comunicação entre ambos. A procura de uma solução conduziu àquela que foi considerada a melhor opção – a utilização do Servidor Aplicacional WebLogic e de dois tipos de message queues: as Oracle BEA MessageQ (utilizadas para realizar a troca de mensagens com o componente Legacy) e as Java Message System queues (usadas para efetuar a troca de mensagens com o serviço RESTful). Para além de resolver o supracitado problema de comunicação, o Middleware desenvolvido, tem, ainda, a vantagem de fornecer escalabilidade à plataforma de Jogo e de realizar a tarefa de balanceamento de carga do sistema.
As there are more and more people interested in sports bets, its amount has been increasing steadily. In order to find the adequate means to keep up with the growing number of bets, as well as the mechanisms that will allow the standardization of the whole traffic this situation might cause, the motivation to create a system of a Social Game appears. That is precisely the context in which the idea to develop the project I am involved in, shows up: the creation of a Platform of Social Games, namely, sports bets. Thus, during the development of this project, I was strongly focused on the building of a Middleware component that would allow the communication carried out through the exchange of messages between a Legacy system and an external RESTful API. These systems have different features, different processing speed and different programming languages that will interfere directly with the communication between both systems. The need to find a solution drove us to what was considered the best option – the use of the WebLogic Aplicational Server and two types of message queues: the Oracle BEA MessageQ (used to do the exchange of messages, using the Legacy component) and the Java Message System queues (used to do the exchange of messages, using the RESTful service). Besides solving the problem of communication referred to above, the developed Middleware still has the advantage of providing the game platform with scalability and performing the task of balancing the load of the system.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15894
Designação: Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática (Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores)
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (projects)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfc112358_tm_Rui_Gonçalves.pdf346,14 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.