Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15918
Título: Utilização de folhas de estilo para definir a apresentação de páginas Web
Autor: Silva, Iva Filipa Bernardo da, 1979-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Gaspar, Graça
Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação
Investigação-acção
Páginas Web
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa a prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Gago Coutinho, em Alverca, com uma turma de 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação. A intervenção teve lugar no módulo Desenvolvimento de Páginas Web Estáticas. Ao longo das seis aulas de noventa minutos lecionadas, foram abordados os conteúdos referentes à temática “ Linguagem de Estilos – CSS”, tendo sido definidos como principais objetivos a) a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos alunos na utilização de folhas de estilo para definir a apresentação das suas páginas Web e b) responder à problemática identificada: Quais são as dificuldades dos alunos em estruturar, organizar e normalizar um ficheiro com código de estilos? Como se pode atuar para que ultrapassem essas dificuldades? A metodologia adotada na intervenção enquadra-se na investigação-ação, numa perspetiva de refletir, compreender e melhorar as minhas práticas pedagógicas. De acordo com o que já foi descrito, os alunos após desenvolverem os conteúdos da página Web, ao longo das aulas que lecionei, definiram e concluíram a apresentação (Estilo) das mesmas. Para isso tiveram que criar e desenvolver um ficheiro com a linguagem de estilos segundo critérios pré definidos. Após concluírem o estilo da página desenvolvida, fizeram a sua apresentação à turma. No acompanhamento do trabalho desenvolvido, através de uma interação continuada com os alunos, assumi um papel regulador das aprendizagens em que, procurei sempre perceber e colmatar as suas principais dificuldades. A avaliação foi realizada em cada uma das aulas a partir de grelhas de avaliação pré-definidas. Para enfatizar o papel do aluno, no processo avaliativo e segundo os critérios previamente definidos, os alunos realizaram a avaliação entre pares, tendo cada grupo avaliado o trabalho de um outro grupo.
The present report was developed within the scope of a Master’s degree on IT Teaching. It describes and analyses the supervised teaching practice at Escola Secundária Gago Coutinho, in Alverca, with a 11th grade class of the Vocational course of management and programming IT systems, within the Communication’s Network subject. The intervention took place in the module of Static’s Web Pages. Throughout the six, ninety minute’s classes were addressed the contents related to the theme “Linguagem de Estilos – CSS”, with the main objective a) acquisition of knowledge and skills by the students in the use of style sheets to define the presentation of their web pages and b) respond to the identified problems: What are the difficulties faced by students in structure, organize and standardize a file with code styles? How can we act to overcome these difficulties? The methodology adopted in the intervention fits within the action-inquiry, in a perspective to think over, understand and improve my pedagogical practices. According to what has been described, after the students had developed the contents of the Web page, throughout the lessons I taught, they defined and concluded the (style) presentations. To do so they had to create and develop a file with the Stiles’ language, following a established criteria. When the page style was concluded, the students made their presentations to the classmates. In monitoring their work development and through continued interaction with students, I’ve assumed a regulatory role of their apprenticeship in which I always have tried to understand bridge and overcome their main challenges. The evaluations were made in every class according a pre-established scale for assessment. To emphasize the student’s role within the evaluation process and to comply with the pre-defined criteria, the students made the evaluation in pares, in which each group had to evaluate the work of another group.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15918
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

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