Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15945
Título: Avatares em língua gestual portugues
Autor: Bento, José Carlos Malhado
Orientador: Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-
Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias, 1965-
Palavras-chave: Língua gestual portuguesa
LGP
Avatar
Animação
Captura de movimentos
Criança
Ensino
Kinect
Trabalhos de projecto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Em Portugal existem 33 mil surdos que usam a Língua Gestual Portuguesa como sua língua materna. Esta língua tem um léxico, regras sintáticas e semânticas, tal como uma língua oral. Os intérpretes qualificados da LGP escasseiam, pelo que faz sentido recorrer a avatares capazes de reproduzir esta língua. As principais vantagens no uso de avatares são que a animação de um gesto pode ser facilmente manipulada e reutilizada. Estas propriedades tornam possível a combinação exponencial de gestos de palavras em frases de língua gestual, ao contrário do vídeo que teria de ser refeito totalmente sempre que se entenda alterar ou adicionar um gesto. Recentemente têm proliferado as tecnologias de baixo custo, com especial destaque para o sensor Microsoft Kinect®, que permitem a aquisição de dados do movimento humano. Embora os dados recolhidos pelo sensor sejam limitados ao nível dos dedos, tornam o processo de captura de movimentos muito maís acessível e prático do que os sistemas convencionais. Neste sentido, explorei um conjunto de técnicas para a aquisição do movimento humano e tradução do mesmo para um personagem virtual. Como resultado dessa exploração, adotei uma abordagem híbrida que utiliza o sensor Kinect® para gravar o movimento corporal e facial, enquanto o movimento dos dedos é animado manualmente numa ferramenta de animação. Foi desenvolvida uma prova de conceito que usa um avatar como intérprete gestual que de uma forma divertida introduz conceitos básicos de LGP dirigido a surdos e ouvintes, e em particular a crianças. Os resultados da avaliação foram muito interessantes e mostraram que é útil uma aplicação deste género.
In Portugal there are 33,000 deaf people that use Portuguese Sign Language (PSL) as their mother language. This language has a lexicon, a syntactic and semantic rules such as an oral language. The qualified interpreters of PSL are scarce, so it makes sense to use avatars capable of reproducing this language. The main advantages in the use of avatars are the ease of manipulation and reusability of their animation. These properties make it possible to exponential combine sign gestures to create sentences, unlike the video which has to be totally remade whenever it is necessary to change or add a sign. Recently the dissemination of low-cost technologies, with special attention to the Microsoft Kinect sensor, which allows the acquisition of motion data. Although the collected data is not accurate on finger level precision, makes the process of motion capture more accessible and practical than the conventional systems. In this sense, we explored a set of techniques to translate human movement into a 3D character. As a result of this development, I adopted a hybrid approach that uses the Kinect sensor to record the body and facial movement, while the finger movement is animated with a manual method by a software animation tool. It was developed a proof of concept that uses an avatar as an sign language interpreter that in a enjoyable environment, introduces basic concepts of SPL designed to deaf and hearing people, and in particular to children. The results of the evaluation were very interesting and showed that it is useful an application of this genre.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/15945
Designação: Trabalho de projecto de mestrado em Informática
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (projects)

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