Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15956
Título: A integração da plataforma MoodleEscolas nas escolas de 2º e 3º ciclo e secundário da RAM
Autor: Canha, Rosa Maria da Silva, 1981-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem
Prática docente
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Atualmente, as plataformas Moodle também designadas de sistemas de gestão de aprendizagem (Learning Management System), representam um tipo de tecnologia sumptuosa a serem utilizadas nas mais diversas áreas, tanto empresariais como também educacionais. A procura por sistemas virtuais de aprendizagem, no âmbito da educação, advém das suas fortes características pedagógicas e do potencial educativo que o suporta. Neste sentido, o uso da plataforma Moodle enquanto instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem, apresenta-se como objeto do estudo a ser desenvolvido na presente investigação. O problema de investigação formulado consiste em compreender como se caraterizada a utilização da plataforma Moodle no contexto escolar da RAM e que estratégias/mecanismo poderão ser implementadas de forma a promover uma utilização mais ampla e significativa, no contexto de suporte às atividades de ensino-aprendizagem em sala de aula. Face a esta problemática será relevante procurar respostas às seguintes questões de investigação: Com que regularidade os professores acedem à plataforma? Quais os recursos mais utilizados na plataforma? Os professores encontram vantagens em utilizar o Moodle nas suas práticas lectivas? E que dificuldades identificam? Todas estas questões poderão conduzir à obtenção de resultados conclusivos e pertinentes relativamente às práticas dos docentes no âmbito da utilização da plataforma Moodle. Neste sentido o contexto de investigação serão as escolas de 2º/3º Ciclos do Ensino Básico e Secundárias da RAM.
Nowadays the platforms Moodle, also designated as LMS (Learning Management System), represents a leading type of technology to be used in several areas, both business as well as educational. The search for virtual learning systems, in education, comes from its strong pedagogical features and educational potential that supports it. In this sense, the use of Moodle as a tool mediating the process of teaching and learning, will be the genesis of a study to be done in this research. The problem formulated research is to understand how to mark the use of Moodle in the school context of the Autonomous Region of Madeira (RAM) and strategies / mechanism could be implemented in order to promote a broader and more meaningful use in the context of support to the teaching-learning activities in the classroom. Due to this problem is relevant for answers to the following research questions: How often teachers accessing the platform? What are the most used features on the platform? Teachers are advantages to using Moodle in their teaching practices? And that identify difficulties? All these issues may lead to obtaining conclusive and relevant to the practice of teachers in the use of the Moodle platform results. In this sense the research setting will be schools of 2nd / 3rd Cycle of Basic Education and Secondary RAM
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15956
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046679_tm.pdf2,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.