Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15970
Título: A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
Autor: Araújo, António Vitor da Costa, 1974-
Orientador: Cerdeira, Luísa, 1956-
Palavras-chave: Ensino da economia
Motivação - aprendizagem
Estratégias
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente trabalho é um Projeto de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada que foi efetuado no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, tendo como objetivo final a realização de um estudo baseado numa prática de ensino. A motivação constitui um fator cada vez mais importante nos processos de aprendizagem e no sucesso dos alunos em contexto escolar. O envolvimento dos alunos nas disciplinas curriculares varia em função de diversos fatores, individuais e de contexto, ligados à motivação. A investigação a que me propus teve como objetivo compreender qual o nível motivacional apresentado numa turma do 12º ano com elevado número de alunos, bem como desenvolver estratégias ativas e variados com o objetivo de aumentar a motivação e o envolvimento de toda a turma. A prática de ensino supervisionada foi desenvolvida na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, tendo por base a disciplina de Economia C numa turma do 12º ano do curso de Ciências Socioeconómicas. A unidade selecionada para lecionar foi “O Desenvolvimento e os Direitos Humanos”. Para a planificação das aulas foram implementados modelos pedagógicos e estratégias que poderão potenciar a motivação, o envolvimento e a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. A estratégia definida na lecionação da unidade teve um cariz essencialmente prático. A avaliação contemplou a modalidade diagnóstica, formativa e sumativa, tendo como pressuposto um processo contínuo. Foi ainda realizada uma entrevista à professora cooperante e aplicado um inquérito aos alunos da referida turma com o objetivo de aferir se as estratégias e métodos introduzidos contribuíram para uma maior motivação dos alunos. Neste estudo, verificou-se que a motivação dos alunos aumentou com implementação de estratégias de ensino variadas e ativas.
This project is a report of the Supervised Teaching Training done in the subject “Introduction to the Professional Practice IV Master in Teaching of Economics and Accounting”, that has as last aim, to conduct a study based on the teaching practice. Motivation is an increasingly important factor in the learning processes and in the success of students in school context. The students’ involvement in the curricular subjects varies depending on several individual and context factors, related to motivation. The aim of my investigation was to understand what was the motivation’s level in a 12th grade class with a high number of students, as well as to develop active and different strategies, aiming to increase the motivation and the involvement of the whole class. The supervised teaching practice was carried out at the José Saramago Secondary School, in Mafra, based on the subject of Economics C, in a 12th grade class of the Course of Economic Sciences. The unit that I have chosen to teach was "The Development and the Human Rights". For planning the lessons were implemented pedagogical models and strategies that may enhance motivation, the involvement and the students’ learning and consequently their school success. The strategy outlined in the unit planning was essentially practical. The evaluation included the diagnostic, formative and summative mode, taking into account that it is a continuous process. It was still made an interview to the cooperating teacher and as well as it was done a survey to students of that class in order to assess whether the strategies and methods introduced contributed to higher their motivation. In this study, we could conclude that the students' motivation increased with implementation of varied and active learning strategies.
Descrição: Relatório da prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15970
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046961_tm_tese.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie046961_tm_anexos.pdf11,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.