Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15972
Título: O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
Autor: Arrais, Rómulo Miguel Saraiva, 1980-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Design gráfico
Criatividade (Educação)
Análise morfológica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho consiste no relato da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, relativa à lecionação do módulo do Cartaz da disciplina de Design Gráfico, a uma turma do 2.º ano (correspondente ao 11.º ano do Ensino Secundário), do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico. A disciplina de Design Gráfico, de caráter predominantemente prático e experimental, tem como principais objetivos a mobilização do conhecimento adquirido nas várias disciplinas que compõem o curso, o desenvolvimento da linguagem gráfica, o recurso a ferramentas digitais e não digitais, o desenvolvimento da cultura, do espírito crítico e a adequação ao mundo profissional. O módulo no qual incidiu a intervenção pedagógica consistiu na conceção de um cartaz cujo tema, escolhido por cada aluno, visou a exploração das dimensões estética, técnica, comunicacional e criativa. O contacto com a turma revelou problemas ao nível da motivação, do pensamento criativo, do domínio das ferramentas digitais e da gestão do tempo. Com base nestes pressupostos elaborou-se uma estratégia baseada no diálogo e na avaliação formativa, cujas ações, assentes em sub-estratégias motivacionais, na subdivisão das tarefas, no contacto com o mundo profissional e no estimulo da criatividade, serviriam de catalisadores para o cumprimento de prazos e para o domínio das ferramentas digitais. Os resultados desta intervenção confirmam a importância do diálogo, da estratégia motivacional e da promoção do pensamento criativo no desenvolvimento da criatividade, da fluência técnica e da gestão do tempo.
This work reports the Supervised Teaching Practice within the scope of the Mestrado em Ensino de Artes Visuais, relative to the Poster module, incorporated in the Graphic Design discipline, to a 2nd year class of the Professional Technician Course of Graphic Design. The discipline of Graphic Design, predominantly practical and experimental, aims the mobilization of knowledge from the various disciplines of the Professional Technician Course of Graphic Design, the development of graphic language, the use of digital and non-digital tools, the development of cultural and critical competencies and the appropriateness to the professional world. The module covered by the teaching intervention, consisted in the creation of a poster design, where the subject, chosen by each student, aimed the exploration of the aesthetic, technical, communicative and creative dimensions. A first contact with the class revealed problems regarding motivational issues, time management, lack of creative spirit and the grasp of digital tools. This finding led to a teaching strategy based on dialogue and the formative assessment, whose actions, supported on the motivational sub-strategy, the subdivision of tasks, the contact with the professional world and the encouragement of creativity, would serve as a catalyst, to force the meeting of project deadlines and the mastery of digital tools. The results of the teaching intervention, confirm the importance of dialogue, motivational strategies and the promotion of creative thinking in the development of creativity, technical fluency and the management of project deadlines.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15972
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046957_tm.pdf55,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.