Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15983
Título: Gestão das relações humanas e formação profissional
Autor: Anjos, Daniela Pedro dos, 1990-
Orientador: Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Formação profissional - Portugal
Conflito laboral
Mediação de conflitos
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este Relatório de Estágio descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio Académico do Mestrado em Ciências da Educação na vertente de Educação Intercultural, realizado entre Outubro de 2012 e Junho de 2013 no Pólo de Formação da Região de Lisboa de um Grupo Empresarial Português Multinacional, onde sou também trabalhadora. Para além do relato das diferentes actividades quotidianas em que participei no Pólo de Formação, é feito um relato e reflexão sobre a minha participação no desenvolvimento do módulo de Segurança e Higiene no Trabalho (SHT) do projecto de grande dimensão da Empresa, designado de Programa Geral de Gestão de Loja (PGGL). Neste sentido, fui observadora da formação do módulo escolhido, elaborando posteriormente instrumentos que me permitissem ir ao terreno (loja) observar formandos em contexto prático, e assim verificar se os conhecimentos adquiridos em sala de aula eram postos em prática. Ou seja, até que ponto a formação ministrada era adaptada e estava em consonância com o dia-a-dia dos trabalhadores da Empresa, se de facto revelava impacto no quotidiano destes. Paralelamente, e porque através de notas de campo, quer no local de estágio, quer em loja (o meu local de trabalho) pude percepcionar que as relações desenvolvidas, fosse entre elementos de gerência para com os restantes colaboradores, fosse entre elementos com funções de chefia e subordinados sugeriam conflitos onde a mediação e gestão do mesmo era quase nula, considerei pertinente a planificação de uma proposta de formação neste âmbito. A proposta na área de Mediação e Gestão do Conflito Laboral fundamenta a criação de um dispositivo de mediação e integra linhas orientadoras para a planificação do mesmo. Esta proposta visa contribuir para a criação de condições que minimizem as dificuldades na manutenção de relações humanas positivas e motivação nas equipas, bem como a de dar feedback correctamente, facultando instrumentos para gerir e mediar da melhor forma o conflito existente.
This Internship Report describes the work done within the Academic traineeship of the Master of Science in Education in Intercultural Education strand, conducted between October 2012 and June 2013 in the Pole of Training of the Region of Lisbon of a Portuguese Multinational Group, where I am also working. Since the straight intervention had revealed difficult in the execution and implementation of a project, I chose to integrate the module of Security and Hygiene at Work (HSW) of the major project of the Company, designated General Program Management Office (PGGL) . Ergo, I was an observer of the formation of the chosen module, preparing subsequently instruments that would allow me to go to ground (stores) observe trainees in work context, and thus ascertain whether the knowledge acquired in the classroom were put into practice. In other words, the extent to which the training provided was adapted and was in line with the employees’ day to day. If indeed the formation had impact in their daily life. At the same time, through field notes and along with the internship, I realized that relations within the management team and subordinate employees suggested conflicts where mediation and conflict management tools were almost null. Therefore I found pertinent planning a proposal for training in this area. The proposal in Mediation and Management of Laboral Conflict aims to minimize the existence of difficulties in keeping motivated teams and to give feedback in a proper manner as well as providing tools to manage and mediate conflicts in a better way.
Descrição: Relatório Final de Estágio de Mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15983
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046653_tm_tese.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie046653_tm_anexo1.pdf627,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.