Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15985
Título: Tarefas de investigação na aprendizagem das reações químicas : um estudo com alunos do 8º ano
Autor: Barros, Pedro Rui da Silva, 1974-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Reacções químicas
Educação em ciência
Literacia científica
Desenvolvimento de competências
Dissertação de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Com este estudo pretende-se conhecer de que modo a realização de tarefas de investigação, usando o modelo dos 5 E' s, no ensino das Reações Químicas contribui para o desenvolvimento das competências recomendadas nas Orientações Curriculares para o ensino das ciências físicas e naturais do ensino básico. Procura-se identificar as dificuldades sentidas pelos alunos quando realizam tarefas de investigação e como as ultrapassam, conhecer as estratégias a que recorrem para as resolver e descrever a avaliação que fazem relativamente ao uso destas tarefas. De forma a atingir essas finalidades, são realizadas seis tarefas de investigação ao longo de dezoito aulas de 50 minutos, no âmbito do tema Reações Químicas. As aulas são lecionadas numa turma do 8.º ano, constituída por 29 alunos. Neste estudo recorre-se a uma metodologia de investigação qualitativa e adota-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados. Os resultados permitiram conhecer as dificuldades dos alunos, nomeadamente a dificuldade em pesquisar e selecionar informação, planificar experiências, tirar conclusões e em expor, por escrito, as ideias de forma clara, bem estruturada e com recurso a linguagem científica. Para ultrapassar as dificuldades, recorrem à pesquisa de informação, à colaboração e ao apoio do professor, o que revela que as tarefas de investigação contribuem não só para a aquisição de conhecimento científico, como também contribuem para o desenvolvimento das competências ao nível do conhecimento, do raciocínio, da comunicação e das atitudes, competências consideradas essenciais para a promoção da literacia científica. Os resultados mostram ainda que os alunos fazem uma avaliação muito positiva das tarefas de investigação porque implicam um maior envolvimento da sua parte na aquisição de conhecimento.
This study aims to know how to conduct inquiry tasks, using the 5 E’s model, in the teaching of Chemical Reactions contributes to the development of the recommended curriculum guidelines for the teaching of natural sciences and basic education competences. It seeks to identify the difficulties experienced by students when performing inquiry tasks and to know the strategies which they use to address them and to describe their assessment on the use of these tasks. In order to achieve these goals, six inquiry tasks are performed over eighteen 50-minute lessons, under the theme Chemical Reactions. One class of 8th grade participates in this study. In this study, we use a methodology with its roots in qualitative research and adopted a study on the practice itself as research strategy. We used several instruments to collect data: naturalistic observation, focus group interviews and written documents. Following the analysis process, the gathered data has been codified and categorized. The results allowed to meet students' difficulties, including the difficulty in researching and selecting information, plan experiments, draw conclusions and set out in writing, the ideas of, well structured and clear manner using scientific language. To overcome the difficulties, students research information, collaborate and ask for the support of the teacher, which reveals that the inquiry tasks contribute not only to the acquisition of scientific knowledge as well as contribute to the development of competences in terms of knowledge, the reasoning, communication and attitudes, competences considered essential for the promotion of scientific literacy. The results also show that students make a very positive assessment of inquiry tasks because they imply greater involvement on their part in the acquisition of knowledge.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15985
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
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