Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15988
Título: O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
Autor: Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969-
Orientador: Cerdeira, Luísa, 1956-
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Ensino da economia
Tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologias digitais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: A par da evolução tecnológica, a educação enfrenta hoje em dia uma diversidade de desafios que cada vez mais exigem às escolas a implementação de processos de ensino-aprendizagem de qualidade, conducentes a níveis de motivação superior e à construção do conhecimento. O presente trabalho, foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade. Tendo por base, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências cognitivas, teve como enfoque o uso do vídeo em sala de aula, utilizado como ferramenta pedagógica, ou seja recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, de modo a aferir qual o seu contributo na produção do saber, enquanto técnica pedagógica, bem como os desafios com que se depara o professor na prática letiva quando recorre à sua utilização. As tecnologias digitais, permitem explorar o vídeo como elemento multimédia, que utilizado em simultâneo com outros meios audiovisuais, sobrevaloriza as suas capacidades, permitindo alastrar-se a diversas áreas, nomeadamente a educação. A era digital permitiu o reaparecimento do vídeo, enfatizando as suas potencialidades, particularmente a nível pedagógico. Verifica-se uma aceitação generalizada por parte dos alunos da integração das tecnologias digitais, em particular do vídeo, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que este focaliza a sua atenção, aumenta os níveis de desempenho, ajudando o aluno à descoberta do seu próprio conhecimento. Contudo, é necessário uma adequada formação do professor, de modo que seja possível a implementação, com sucesso, destas práticas pedagógicas. Naturalmente, que o uso do vídeo requer adequação de estratégias e técnicas pedagógicas, por forma à incorporação das tecnologias digitais no processo de ensino.
Nowadays, with the technological evolution, education faces several challenges which forces schools to implement quality procedures of learning and teaching that can lead to better motivation levels and obviously to knowledge building. The following essay was done under the Master in Economics and Accountancy. Departing from the construction of knowledge and the development of cognitive skills, the focus was the use of video at the classroom, as a pedagogic tool, as a didactic source in the learning and teaching procedure. The aim is to understand its contribution, not only to create knowledge, as a pedagogic technique, but also the challenge that the teacher has to face when uses this tool for teaching. Digital technologies allow the exploration of video as a multimedia element, which used simultaneously with other audiovisual means overvalue its abilities. This allows it to spread to other areas, such as education. The digital era allowed the reappearance of video and emphasizes its potential, especially at the pedagogical field. It’s noted among students a general acceptance of the digital technologies in the learning and teaching procedure. It happens especially with the video, because it focuses their attention and increases the performance levels, which leads students to discover self-knowledge. However, a suitable teacher’s educational background is necessary to implement these pedagogical procedures successfully. Of course, the incorporation of digital technologies, especially the video, in the learning procedure requires the harmonization of strategies and pedagogical techniques.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15988
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046937_tm_tese.pdf924,36 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie046937_tm_anexo1.pdf9,79 MBAdobe PDFVer/Abrir
Evolução moeda.mp411,46 MBVideo QuicktimeVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.