Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15993
Título: O uso da imagem no ensino de ELE : uma proposta didática para alunos portugueses de nível A1
Autor: Carvalho, Maria Leonor Santos de, 1976-
Orientador: Léon Acosta, J., 1963-
Palavras-chave: Motivação - aprendizagem
Contexto escolar
Imagem mental
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente Relatório Final de Prática Supervisionada visa explorar o valor da imagem como recurso motivador da aprendizagem de uma língua estrangeira, através da criação de uma unidade didática dirigida a alunos portugueses de espanhol, de 10.º ano, nível A1, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Na primeira parte, fazemos uma breve investigação teórica sobre o “papel” da imagem na sociedade atual, contribuindo para a identificação de conceitos pertinentes para o contexto escolar, como a inclusão de imagens na sala de aula, a comunicação visual, a eficácia comunicativa e a eficácia didática, entre outros. Evidenciamos, também, as potencialidades e as finalidades didáticas da imagem, os critérios de seleção, exemplos de atividades que fazem uso da imagem, fontes onde esta se pode conseguir, ferramentas digitais para criar e manipular imagens e, por fim, algumas atividades baseadas na visualização (criação de imagens mentais). Na segunda parte, apontamos as linhas metodológicas que orientam a unidade didática, explicamos a conceção da sequência didática, aclaramos as opções tomadas em relação à avaliação, explicitamos os instrumentos de avaliação e refletimos sobre a aplicação da unidade. A última parte é dedicada à Análise de Erros detetados nos textos produzidos antes e após a nossa intervenção: a primeira para diagnosticar as necessidades dos alunos e orientar a seleção de estratégias; a segunda para verificar o estado da interlíngua dos nossos alunos. A comparação destes resultados permitiu comprovar o caráter dinâmico e pessoal da interlíngua. Como conclusão deste trabalho teórico e prático, podemos afirmar que o uso da imagem é uma mais-valia para o ensino da língua estrangeira, porque predispõe os alunos para a aprendizagem e permite alcançar diversos objetivos didáticos.
El presente Informe Final de Práctica Supervisada pretende explorar el valor de la imagen como recurso motivador de aprendizaje de lengua extranjera, a través de la creación de una unidad didáctica dirigida a alumnos portugueses de español, nivel A1, según el Marco Europeo Común de Referencia para las Lenguas. En la primera parte, hacemos un breve estudio teórico sobre el “papel” de la imagen en la sociedad actual, contribuyendo a la identificación de conceptos relevantes para el contexto escolar, como la inclusión de imágenes en el aula, la comunicación visual, la objetividad, la eficacia comunicativa y la eficacia didáctica, el alfabetismo visual y mediático, entre otros. Evidenciamos, también, las potencialidades y las finalidades didácticas de la imagen, los criterios de selección, algunos ejemplos de actividades que utilizan imágenes, fuentes de donde sacarla y herramientas digitales para crear y manipular imágenes y, por fin, algunas actividades basadas en la visualización (creación de imágenes mentales). En la segunda parte, enfocamos las líneas metodológicas que guían nuestra unidad didáctica explicamos la concepción de la secuencia didáctica, aclaramos las opciones relacionadas con la evaluación, explicitamos los instrumentos de evaluación y reflexionamos sobre la puesta en práctica de la unidad. La última parte la dedicamos al Análisis de Errores detectados en los textos producidos antes y después de nuestra intervención: la primera para diagnosticar las necesidades de los alumnos y orientar la selección de estrategias; la segunda para verificar su estadio de interlengua. La comparación de estos resultados permitió comprobar el carácter dinámico y personal de la interlengua. Como conclusión de este trabajo teórico y práctico, podemos afirmar que el uso de la imagen es una plusvalía para la enseñanza de la lengua extranjera, ya que predispone a los alumnos para el aprendizaje y permite lograr diversos objetivos didácticos.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15993
Designação: Mestrado em Ensino
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