Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15994
Título: Potencialidades do uso de visualizações para a aprendizagem do tema Tabela Periódica
Autor: Anágua, Ana Sofia da Cunha Brito Costa Bexiga, 1983-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Tabela periódica
Desenvolvimento de competências
Educação em ciência
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho tem como finalidade conhecer as potencialidades educativas do uso de visualizações na temática “Classificação dos Materiais”, mais concretamente no tópico Tabela Periódica dos Elementos, inserido na unidade “Viver melhor na Terra” das Orientações Curriculares para as Ciências Físicas e Naturais. Mais especificamente pretende-se conhecer as aprendizagens realizadas pelos alunos, as dificuldades sentidas e a avaliação que fazem do uso de visualizações na temática “Classificação dos Materiais”. A intervenção decorreu numa turma de 9.º ano, constituída por 30 alunos, dos quais treze são raparigas e dezassete são rapazes, com uma média de idades de catorze anos, duma escola do concelho de Almada. A intervenção decorreu ao longo de cinco semanas e, como tal, foram planificadas e lecionadas quatro aulas de 90 minutos, e cinco aulas de 45 minutos. Utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa e a recolha de dados foi feita recorrendo a documentos escritos, notas de campo, gravações vídeo das aulas e entrevistas em grupo focado. Os resultados obtidos neste trabalho tornaram evidentes as potencialidades do uso de visualizações, nomeadamente no que diz respeito às aprendizagens realizadas pelos alunos e à sua avaliação. Os alunos sentiram algumas dificuldades no uso de visualizações que se manifestaram ao nível da interpretação da informação e da representação simbólica. Os resultados obtidos permitem perceber ainda que o uso de visualizações foi do agrado dos alunos e motivante para a sua aprendizagem.
The main purpose of this study is to know the education potential of using visualizations on the theme “Materials Classification”, specifically on the topic Periodic Table of the Elements, inserted on the subunit “Live better on Earth” pointed out in the Curricular Guidelines. The aim is thus to know the pupils’ learning, their difficulties when working with the visualizations and their evaluation about its’ use during the classes about the theme “Materials Classification”. The work was conducted in a 9th grade class, involving thirty pupils, thirteen males and seventeen females, with an average age of fourteen years old, from a school in Almada. During this intervention were taught four time-blocks of 90 minutes, and five of 45 minutes. It was used a methodology based in qualitative research and data collection was done using written documents, field notes, video recordings and group interviews. The results revealed the potential of using visualizations, particularly with regard to pupils learning’s and to their evaluation. Pupils felt some difficulties when working with the visualizations that manifest itself through information interpretation and symbolic representation. The results also allowed the understanding that pupils liked visualizations and it was motivating to their learning.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15994
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046963_tm.pdf4,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.