Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/15995
Título: Aprendizagem com mobilidade : os tablets em sala de aula suscitando novas práticas pedagógicas
Autor: Donato, Diana Domingues
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Ambientes virtuais de aprendizagem
Práticas pedagógicas
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: As tecnologias móveis digitais (TMD) trouxeram um amplo conjunto de possibilidades para o contexto educativo, mas também, novos desafios, sobretudo, no que respeita a reorganização das práticas pedagógicas. Este estudo tem a finalidade de fazer uma análise dessas práticas sob a ótica de 75 docentes / multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia do Estado da Bahia que participaram da Formação Continuada para o Uso pedagógico e Integrado do Tablet Educacional, desenhado em b-learning, realizada no período de agosto a outubro de 2013. Buscou-se analisar se o curso propiciou i) satisfação aos formandos, ii) desenvolvimento de conhecimentos e estratégias formativas de relevo e iii) contato com aplicativos e conteúdos educacionais uteis para o desenvolvimento de atividades de formação para professores no que respeita à utilização em sala de aula de tablets educacionais no suporte às aprendizagens dos alunos. A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas. Primeiramente, com a abordagem respaldada nos método netnográfico, analisou-se as interações realizadas nos fóruns de discussão do ambiente virtual de aprendizagem do curso. Sete meses depois, com a finalidade de obter uma compreensão mais fidedigna e complementar, aplicou-se um questionário online. Assumiu-se, assim, um estudo com uma abordagem mista de análise de dados. Os resultados mostraram que a formação foi satisfatória na medida em que, propicionou aos cursistas operar adequadamente o Tablet Educacional, promoveu o contato com aplicativos e conteúdos educacionais relevantes, favoreceu às interações, a colaboração e, um processo de aprendizagem motivador. Conclui-se também, que a formação possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e estratégias para o desenho de futuras atividades de formação no domínio da utilização pedagógica das TMD. Os resultados encontrados permitiram igualmente atestar percepções favoráveis à relação entre educação e TMD. Constatou-se ainda, que para haver uma efetiva integração das tecnologias móveis à educação é imprescindível enfrentar algumas barreiras e implementar algumas medidas nomeadamente no que tange à formação continuada de professor, mudanças na abordagem ao currículo e elaboração de uma política pública educacional voltada para cultura digital.
Mobile digital technology (MDT) brought a set of many possibilities for the educational context, but also new challenges, especially as regards the reorganization pedagogical practices. This study aims to make an analysis of these practices from the perspective of 75 teachers / multiplier of Technology Group of Bahia who participated in the Continuing Education for educational use and the Integrated Educational Tablet, designed in b-learning, conducted in the period August to October 2013 was sought to analyze whether the course provided: i) satisfaction of trainees, ii) development of knowledge and training strategies of relief and iii) contact applications and useful educational content for the development of training activities for teachers with regard to use in classroom educational tablets in supporting student learning. The survey was conducted in two stages. First, with the approach endorsed in netnographic method, we analyzed the interactions carried out in the discussion of the virtual learning environment of the course forums. Seven months later, in order to obtain a more reliable and complementary understanding, we applied an online questionnaire. Thus, we assumed a study with a mixed approach of data analysis. The results showed that the training was satisfactory, it provided the teacher adequately opportunities to explore and operate the Educational Tablet, promoted the contact with relevant applications and educational content, the favored interactions, collaboration and a motivating training process. We also conclude that the training enabled the development of knowledge and strategies for the design of future training activities in the field of pedagogical use of MDT. The results also indicate allowed favorable to the relationship between education and MDT perceptions. It was further observed that, for an effective integration of mobile technologies in education, it is essential to face some barriers and developed some iniciatives, especially with regard to continued teacher training, curricula implementation approaches and thedevelopment of an educational public policy towards digital culture.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/15995
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046947_tm.pdf4,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.