Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16006
Título: Análise de regulamentos de avaliação de uma universidade pública: relações com a literatura.
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação em educação
Ensino superior
Avaliação das aprendizagens
Regulamentos de avaliação
Ensino
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Data: 2014
Editora: Educación Editora, Ourense, Espanha
Citação: Fernandes, D. & Gaspar, A. (2014). Análise de regulamentos de avaliação de uma universidade pública: relações com a literatura. Em P. Mambiela, N. Casado e M.I. Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el Contexto Universitario Actual (pp. 263-267). Ourense: Educacion Editora.
Resumo: Nesta investigação analisaram-se os regulamentos de avaliação de nove uni- dades orgânicas de uma universidade pública portuguesa. Através de uma grelha de análise construída para o efeito, compararam-se os conteúdos de natureza pedagógica dos regulamentos, com o conhecimento sobre questões de ensino e avaliação constante na literatura da especialidade. Os dados recolhidos permiti- ram concluir que, apesar de, na maioria dos casos, não existirem indicações dire- tas nesse sentido, existe espaço para o desenvolvimento de práticas de avaliação mais integradas no processo pedagógico. Porém, o discurso mais explícito cons- tante nos referidos regulamentos privilegia a avaliação sumativa e os resultados do processo de ensino.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/16006
Aparece nas colecções:IE - GIAE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DFernandes&AGaspar_ED.Editora.pdf455,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.