Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16039
Título: A mobilização de competências críticas no ensino-aprendizagem da economia : um estudo exploratório numa turma do 10º ano
Autor: Azevedo, Pedro da Silva, 1979-
Orientador: Cerdeira, Luísa, 1956-
Palavras-chave: Ensino da economia
Competência cognitiva
Avaliação formativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório foi elaborado com o propósito de se perceber até que ponto o ensino da Economia, mais concretamente a unidade 5: Preços e Mercados, contribui para a mobilização de competências no ato de agir perante as exigências e problemáticas da realidade económica envolvente. Apelando à mobilização de competências cognitivas, tecnológicas e relacionais, apresentadas num referencial proposto no âmbito desta investigação, procurou-se perceber se os alunos participantes mobilizavam as compreensões necessárias, resultantes do processo de ensino-aprendizagem e/ou das vivências e experiências pessoais, para dar resposta às problemáticas económicas intrinsecamente relacionadas com aquela unidade letiva. Por outro lado, com recurso à problematização do quotidiano económico, procurou-se estudar a potencialidade das atividades assentes em situações-problema, desenvolvidas em contexto de sala de aula, na mobilização de competências de problematização, formulação, análise, interpretação e reflexão crítica sobre a realidade económica. Por forma a dar resposta à componente investigativa do estudo, as informações foram recolhidas através da observação participante das aulas e da análise dos contributos em torno das soluções apontadas às problemáticas propostas para debate em pequenos grupos de trabalho. Também a avaliação formativa e sumativa da unidade letiva contribuíram para as conclusões deste trabalho de campo. O estudo realizado indica que os alunos mobilizaram competências dos domínios cognitivo, tecnológico e atitudinal/relacional. Entre elas destacam-se as ações relacionadas com mobilização de saberes, vivências e experiências; o uso adequado de uma terminologia científica; a capacidade de pesquisa, análise e seleção de informação em diferentes fontes e suportes; as intervenções pertinentes, inovadoras e construtivas atendendo ao respeito pela ética e sensibilidade dos pares; e, o reconhecimento, valorização e reflexão crítica do impacto das decisões económicas na sociedade.
This report was prepared with the intention of understanding the extent to which the teaching of Economics, more precisely unit 5: Prices and Markets, contributes to the mobilization of expertise acting before the demands and issues concerning the economic reality. Appealing to the mobilization of cognitive, technological and relational skills presented as a proposed framework in this investigation our outlook was to find if the participating students had mobilized the necessary understandings resulting from the teaching-learning process, and/or the personal experiences, in order to respond to economic issues intrinsically related with that lecture unit. On the other hand, by using the problems of daily economy, our intentions were to study the potentials of based activities in problem-situations developed in the classroom concept, the mobilization in the problem competences, formulation, analysis, interpretation and critical reflection about the economic reality. In order to give response to the investigation component of the study, the information was collected by using the observant participant in the classroom, and also, from the analysis of the contributions surrounding the solutions found in the problematic proposals for debate in small work groups. The formative and summative assessment of the lecture unit also contributed to the findings of this fieldwork. The study indicates that the students mobilized the domain of cognitive, technological and attitudinal/relational competences. Among them, we can highlight those actions related with the mobilization of knowledge, experiences and learnings; the usage of adequate scientific terminology; research capacity; the analysis and selection of information from different sources and support; the relevant innovating and constructive interventions given the respect to the ethic and sensitivity of the peers; and, the acknowledgement, appreciation and the critical reflection of the impact of the economic decisions in society.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/16039
Designação: Mestrado em Ensino
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