Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16129
Título: O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância
Autor: Santos, Patrícia Sofia Pereira, 1987-
Orientador: Carvalho, Carolina, 1960-
Palavras-chave: Educação pré-escolar - Portugal
Portefólios
Formação pessoal e social
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Considerando a relevância da área de formação pessoal e social no desenvolvimento da criança do pré-escolar, a presente investigação pretende compreender como é que a prática da cultura do portefólio em sala de atividades promove o desenvolvimento da criança nesta área. O portefólio assume-se como um instrumento que reflete a criança, que indica aquilo que ela sabe, o que sabe fazer e o como fez ao longo do tempo equacionado. Grace (1992) reconhece o portefólio numa dimensão de representação do processo de aprendizagem da criança, a diversos níveis e dimensões, que permite a discrição e a documentação desse processo, quando indica que o portefólio é o registo do processo de aprendizagem da criança: o que a criança está a aprender e como progride na aprendizagem; como pensa, questiona, analisa, sintetiza, produz e cria; e como interage – intelectual, emocional e socialmente – com os outros. Devido à natureza do estudo e das questões da investigação, a presente investigação é feita por um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas, observações e análise documental. Mediante a análise de conteúdo é possível afirmar que o portefólio no jardim-deinfância é sinónimo de reflexão e participação ativa da criança, de reflexão e participação passiva do adulto. Isto significa que ao existir a pratica do portefólio numa sala de jardim-de-infância pode-se afirmar que existe um ambiente de democracia e reflexão, onde a criança é o participante ativo onde tudo é organizado, adequado, planificado e desenvolvido em função de si, de acordo com as suas características. Ou seja, a realização do portefólio encoraja e desenvolve a autoavaliação das crianças pois o grande mérito do portefólio é a sua tendência em centrar a reflexão na prática, já que esta é a referência para a construção do conhecimento.
Considering the relevance of the personal and social development on early childhood education, the current research intends to explore how the practice of the portfolio in a classroom promotes the development of the child. The portfolio is meant to be an instrument that reflects the child and indicates what she knows, what she does and how she does it throw time. Grace (2012) recognizes the portfolio as a tool of the learning process, with several levels and dimensions, which allows its description and documentation when it is used as the record of the learning process of a child: what the child is learning and how it progresses; how she thinks, questions, analyzes, synthesizes, produces and creates; and how she interacts - intellectually, emotionally and socially - with others. Due to the nature of the study and the questions raised by this research, the present investigation is a case study, with a qualitative approach based on interviews, observations and document analysis. Through content analysis it is possible to state that the portfolio in kindergarten is a synonym of reflection and active participation of the child, and reflection and passive participation of the adult. This means that when the portfolio exists in a kindergarten class, the result is an environment of democracy and reflexion, where the child is an active participant, where everything is organized, appropriate, planned and developed depending on the child, and according to its characteristics. This means that the creation of a portfolio encourages and develops the children’s self-assessment because the great merit of the portfolio is its tendency to focus on the practice reflexion, since this is the reference to the construction of knowledge.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/16129
Designação: Mestrado em Educação
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