Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/16137
Título: Ser professor e avaliador externo : mudanças nas conceções e vivências da profissão : um estudo com docentes do ensino secundário
Autor: Baptista, Maria Adriana Fonseca Silva Fernandes, 1964-
Orientador: Mogarro, Maria João, 1959-
Palavras-chave: Avaliação externa
Desenvolvimento profissional
Profissão docente
Dissertação de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O processo de Avaliação Externa no âmbito da Avaliação do Desempenho Docente, definido normativamente pelo Decreto Regulamentar 26/2012 e implementado em Portugal, experimentalmente, no último trimestre do ano letivo 2012/2013, ditou o propósito deste estudo. Delineou-se esta pesquisa para se perceber se os docentes, após desempenharam funções de avaliadores externos, assumem mudanças nas conceções e vivências da profissão e na profissionalidade docente e de que forma consideram que o desempenho da tarefa contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. A vertente empírica assenta num estudo de caso qualitativo definido num paradigma interpretativo. O objeto de estudo foi um grupo de três docentes do mesmo Agrupamento de Escolas e pertencentes à bolsa de avaliadores de um CFE (Centro de Formação de Escolas) do Distrito de Lisboa. Os dados foram recolhidos a partir de narrativas escritas pelos participantes e de entrevistas semiestruturadas. Os documentos cedidos pela direção do CFE permitiram contextualizar o estudo e caracterizar profissionalmente os professores que, sob a sua coordenação, desempenharam funções de avaliadores externos. Da análise e interpretação dos dados inferiram-se os seguintes resultados: apesar das angústias iniciais, e da carga horária que pensam ter sido excessiva, os participantes consideraram a experiência enriquecedora tanto a nível profissional como pessoal; não consideram que os referenciais que definem a profissão tenham sofrido alterações significativas, assumindo, todavia, que as conceções de profissão se ampliaram; no que respeita à profissionalidade docente, a realização da tarefa, contribuiu para que o exercício da profissão apresente um novo paradigma, que exige novas aptidões e novos processos de formação que cabe à tutela implementar; o trabalho em equipa permitiu-lhes colmatar as falhas da formação proporcionada pela DGAE, discutir as vivências diárias e melhorar, progressivamente, as suas atuações como avaliadores, e ainda, adquirir novas pistas para se desenvolverem profissionalmente dentro da profissão.
The External Evaluation process within the Teacher Performance Evaluation, normatively defined by Decree 26/2012 and experimentally implemented in Portugal, in the last quarter of the school year 2012/2013, determined the purpose of the study. This research was outlined to understand if the teachers with the responsibility of promoting the model as external evaluators are able to change their conceptions, their professional experiences as well as the teaching profession, and also how the same teachers consider that the various tasks contributed to their professional development. The empirical part is based on a case study of a qualitative nature and in an interpretive paradigmatic context. Three teachers were chosen to be the object of the study, all of whom belonged to the same Group of Schools and to a CFE's (Training Schools’ Centre) group of evaluators, situated in the District of Lisbon. The information used was taken from what the participants wrote in their personal diaries and also from the semi-structured interviews which they granted. The documents assigned by the director of the CFE allowed the contextualization of the study and also the professional characterization of the teachers who worked as external evaluators under this Centre’s coordination. The analysis and interpretation of data inferred the following results: despite their initial anxieties and the excessive quantity of work they had to endure in the third term of the school year, the participants considered the experience enriching both professionally and personally; they did not think that the frameworks that define their profession have changed significantly assuming, however, that their conceptions of the profession widened; as for the teaching profession in itself, they believe that by performing this task, they contributed to the profession by presenting a new paradigm which requires new skills and new ways of training which their superiors have to implement; working as a team allowed them to overcome the flawed training provided by the DGAE, as well as discuss daily experiences and gradually make their performances as appraisers better, simultaneously acquiring new leads on how to improve professionally.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/16137
Designação: Mestrado em Educação
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